O concelho bracarense foi escolhido para representar Portugal neste projeto piloto europeu.

O concelho de Braga foi selecionada pelo programa “Urbact” para integrar um projeto piloto europeu sobre sustentabilidade. A iniciativa tem a duração de dois anos e tem como principal foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em comunicado, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, referiu que espera poder partilhar as experiências efetuadas para atingir os ODS e aprender com os nossos parceiros europeus ao longo dos próximos dois anos”. Considera ainda que “esta escolha é mais um sinal que o trabalho que Braga está a fazer na área da sustentabilidade está a ser reconhecido internacionalmente”.

Esta iniciativa tem como finalidade promover a comunicação entre os vários países envolvidos, de modo a melhorar a forma como as cidades abordam e implementam os ODS. Visa também estreitar as relações de colaboração entre a Rede Urbact, o Conselho Europeu dos Municípios e Regiões, e União Europeia e outras organizações similares.

Relativamente ao projeto europeu “Urbact”, este tem sido, durante 15 anos, o programa de Cooperação Territorial Europeia. Tem como meta a promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável em todo o espaço europeu.