Câmara Municipal de Braga desenvolveu apoios para auxiliar os mais necessitados em período de pandemia.
A Câmara Municipal de Braga desenvolveu a formação de duas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP). Uma dessas áreas é destinada ao apoio de sem-abrigo. Esta assistência é de cariz temporário e fornece um acompanhamento especializado.
Face à pandemia, a Câmara de Braga assegurou um apoio tanto às pessoas em situação de sem-abrigo há algum tempo como às que ficaram recentemente, em detrimento da situação socioeconómica em que se encontra o país. Esta assistência já foi estabelecida desde novembro e tem sido um auxílio para as pessoas que se encontram nesta circunstância.
O apoio tem como finalidade salvaguardar as pessoas da Covid-19, garantir as condições básicas de alimentação, higiene e de cuidados de saúde às vidas das pessoas mais necessitadas. A par destas ajudas, a Câmara também visa desenvolver competências de organização, de sociabilização, de cumprimento de regras e no controlo de conflitos. Estas medidas pretendem desenvolver o indivíduo durante o período em que contam com o apoio.
A Câmara de Braga trabalha a par com a Delegação de Braga da Cruz Vermelha e com o Centro Distrital de Braga da Segurança Social num projeto que contém serviços de enfermagem e serviço social. O programa já apoiou 24 pessoas, sendo que atualmente tem 18 pessoas acolhidas.
Recorde-se que esta iniciativa faz parte da Estratégia Local para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo pertencente ao Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Braga.