A novidade prende-se com a criação de uma página de consulta.

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), da qual o Município de Barcelos é cofundador, aliou-se às novas formas de comunicação com a criação do website ceramicadeportugal.pt. Trata-se de uma plataforma de ampla divulgação das ações de salvaguarda, defesa e valorização, a nível nacional e internacional, de um amplo património cultural como é a cerâmica.

A associação dedica-se a promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão em cerâmica, garantindo a notoriedade desta arte. Desta forma, contribui também para o reforço da identidade cultural e a preservação da memória coletiva.

De recordar que a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) foi criada em 2018 por 14 municípios. São eles: Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Posteriormente foram integrados os municípios de Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Leiria e Condeixa.