"Empreender@Braga" é uma iniciativa que pretende ajudar os munícipes a criar o seu próprio negócio.

O Município de Braga vai votar esta segunda-feira, em sede de Reunião do Executivo, o regulamento do novo programa de pré-aceleração de ideias de negócio. Pensado pela Câmara Municipal de Braga e a InvestBraga, o “Empreender@Braga” tem como objetivo estimular o empreendedorismo junto dos cidadãos, desempregados ou pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.

O regulamento da iniciativa prevê a validação de ideias de negócio e a capacitação dos empreendedores, através de um programa de quatro semanas, composto por workshops, mentoria e trabalho em equipa. No final da iniciativa, está ainda prevista a realização de um “Demo Day”, no qual os projetos criados vão ser apresentados a potenciais parceiros, clientes e investidores.

O grande objetivo do “Empreender@Braga” é então ajudar a estimular o empreendedorismo de forma sustentável. “Queremos transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis, com impacto na Região, através de uma metodologia de capacitação”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. “Nesse sentido, o ‘Empreender@Braga’ contempla bootcamps, sessões de trabalho em equipa e mentorias especializadas”, acrescenta.

A iniciativa deverá centrar-se essencialmente nas áreas de negócio associadas à Economia Digital, Saúde e Bem-Estar, Mobilidade, Turismo, Clima e Economia Circular. O autarca adianta que “estas são áreas que derivam, não só da estratégia de especialização de Braga enquanto hub de inovação e empreendedorismo, como também de alguns eixos prioritários na estratégia de desenvolvimento local”.

O “Empreender@Braga” vai permitir a candidatura de equipas já constituídas, bem como de promotores que possam ter uma ideia de negócio, mas não disponham de equipa. As mesmas vão poder ser realizadas através do preenchimento de um formulário próprio que será posteriormente disponibilizado no portal do Município e no portal da InvestBraga.

Após a constituição da empresa, vão ser atribuídos três prémios. O primeiro engloba um valor de 2.500 euros de constituição de empresa, a incubação na StartupBraga por um período de seis a 12 meses e a mentoria da Startup Braga para desenvolvimento do Produto Mínimo Viável (MVP). Já o segundo prémio atribui um valor de 1.500 euros e a mentoria da Startup Braga para desenvolvimento do MVP. Por fim, o terceiro prémio atribui um valor de mil euros e também a mentoria da Startup Braga.