Golo de Heriberto nos minutos finais ditou a divisão de pontos.

O Estádio Municipal de Famalicão recebeu, esta segunda-feira, o dérbi minhoto entre o FC Famalicão e o SC Braga. Em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga NOS, o conjunto da casa adiantou-se no marcador e, apesar da reviravolta da turma de Carlos Carvalhal, chegaram ao golo da igualdade nos instantes finais, que ditou o 2-2 final.

As oportunidades de golo demoraram a surgir, mas ao minuto 17, numa jogada de insistência, Anderson aproveitou a hesitação da defesa bracarense para adiantar os homens da casa no marcador. Após o golo sofrido, os visitantes assumiram o controlo da posse de bola. Aos 35 minutos, Ricardo Horta foi derrubado na área famalicense e Manuel Oliveira apontou para a marca do castigo máximo. Após a confirmação do VAR, o médio português encarregou-se da marcação e atirou para o empate.

O domínio braguista acentuou-se e, no minuto seguinte ao empate, foi Abel Ruíz a ameaçar a baliza de Luiz Júnior, mas o guarda-redes brasileiro desviou o cabeceamento pela linha final. Na sequência do canto, Tormena desviou e ao segundo poste, Al Musrati só teve de encostar para o fundo das redes para consumar a reviravolta no placard. Até ao intervalo, Ricardo Horta esteve perto do bis, mas a bola saiu ligeiramente ao lado e as equipas recolheram aos balneários com o resultado em 1-2.

A segunda metade trouxe um conjunto famalicense à procura do empate e os homens de Ivo Vieira dispuseram de dois lances de perigo em dois minutos. Ao minuto 55, Diogo Figueiras atirou ao lado no cara a cara com Matheus e, no minuto seguinte, Ivo Rodrigues viu o poste negar-lhe o tento da igualdade. As chances de golo voltaram a escassear, apesar do maior caudal ofensivo da equipa de Ivo Vieira. Apenas ao minuto 75 voltou a haver perigo junto de uma das balizas, com um livre de Rúben Vinagre que obrigou Matheus a aplicar-se.

O ímpeto dos caseiros voltou a causar calafrios aos Gverreiros à passagem do minuto 80. Na ressaca de um corte incompleto, Kraev rematou a rasar o ferro da baliza adversária. A pressão dos visitados deu frutos ao minuto 87. Dentro da área, Heriberto tirou Tormena do caminho e finalizou ao poste mais distante, dando a igualdade ao FC Famalicão. Até ao final, ambas as equipas foram à procura do golo que valesse os três pontos, mas nenhum dos conjuntos conseguiu voltar a marcar. Desta forma, o apito final de Manuel Oliveira confirmou o empate a dois golos.

Com este empate, o SC Braga está, agora, na terceira posição, com 50 pontos conquistados. Já o FC Famalicão assume o 17º lugar, com 20 pontos. Na próxima jornada, os Gverreiros do Minho recebem o SL Benfica, às 20h, no domingo, enquanto que os famalicenses se deslocam até ao reduto do CS Marítimo, em jogo agendado para as 17h30 do mesmo dia.

Recorde ainda: Gil Vicente vence dérbi minhoto cheio de golos frente ao Vitória SC