Num universo de 3.150 estudantes votantes, a lista A obteve 1.689 votos. Elege, assim, três lugares no Conselho Geral.
O cabeça da lista A, Rui Oliveira, conquistou o maior número de votos na eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral. Ao lado dos três eleitos desta lista, vai estar também André Teixeira, candidato da lista C. Desta forma, a lista B não elegeu nenhum representante no ato eleitoral que decorreu esta quarta-feira através do eVotUM.
Na última eleição, em 2019, foram registados 284 votos, 43 deles em branco, sendo que existia uma única candidatura. Este ano contabilizaram-se 3.150 votos, 14% dos 22.034 inscritos nos cadernos eleitorais. Rui Oliveira, presidente da AAUMinho, conquistou três lugares no Conselho Geral com um total de 1.689 votos. Por sua vez, o cabeça da lista C, André Teixeira, vai representar os estudantes no órgão máximo da Universidade do Minho depois de conquistar 877 votos. Com 437 votos surge a lista B, que, apesar do resultado, não consegue eleger nenhum representante.
“Tipicamente já acontece” ter um estudante de outra lista, mostra Rui Oliveira, reeleito conselheiro, e espera “trabalhar em conjunto para o futuro dos estudantes”. A lista A encara o resultado como “muito bom e satisfatório” e assegura ter as “prioridades muito bem afirmadas”.
Para Rui Oliveira, é “extremamente positivo” a abstenção ter descido. “É preciso continuar a trabalhar para que a abstenção realmente baixe”, salienta, contudo.Remata dizendo que “os estudantes estão satisfeitos, é uma reflexão natural que se retira desta eleição”.
Apesar da grande diferença de votantes relativamente ao ano passado, André Teixeira afirma que “dez vezes mais [votos] não quer dizer que seja incrível. Ainda estamos muito aquém daquilo que seria ideal”. Mesmo assim confessa que o aumento de participação é “excelente para a democracia da academia”.
Carateriza este resultado como uma “vitória bastante importante”. “Prova que qualquer pessoa e qualquer grupo se pode candidatar a um órgão tão importante como este e ter um bom resultado”, sublinha. Contudo, o estudante de direito menciona que ficaram “aquém das expectativas”. Em tom de apelo defende que só se podem atingir maiores resultados se “as pessoas se envolverem mais e acreditarem mais que o sistema pode funcionar. Vamos ter de usar muito bem o resultado com que ficamos para que isso cindida florescer e dar ainda mais oportunidades de representar no Conselho Geral”.
Desta forma, os quatro representantes dos alunos no Conselho Geral são Rui Oliveira, Duarte Lopes, Ana Margarida Gonçalves e André Teixeira. A taxa de abstenção da eleição dos estudantes desce para os 86%, um número recorde face aos últimos anos.
Em relação aos professores, foram eleitos da lista A Tiago Filipe Silva Miranda, Tiago José Quinteiros Lopes Henriques Silva, Patrícia Espinheira Sá Maciel, Maria Cláudia Gonçalves Cunha Pascoal, Luís António Martins Santos e Joana Rodrigues Arantes Silva. Pela lista B foram eleitos Luís Alfredo Martins do Amaral, Ana João Gomes Rodrigues, Sandra Cristina Almeida Paiva, João Manuel Cardoso Rosas, Delfina Rosa da Rocha Gomes e Paulo Alexandre da Costa Araújo Sampaio. Victor Soares, único candidato, foi reeleito para representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão.
Entrevistas: Ana Sousa
Gráfico: Mariana Pinto Fernandes