O evento decorre nos dias 29 de março, 1 e 2 de abril, via online. A participação é gratuita, exceto se os participantes desejarem obter um certificado, e está aberta a todos os alunos da academia.

As Jornadas do Empreendedorismo, organizadas pela ELSA UMinho, visam interiorizar nos participantes o que é o empreendedorismo e como funciona o mundo dos negócios. “Nós saímos todos da universidade só com a teoria, não sabemos bem o que vem a seguir. Com estas jornadas, iremos ter profissionais a explicar-nos o que fazer a seguir e a ajudar-nos a perceber como se constroem as coisas do zero”, declara Andreia Martins, Vice-Presidente de Seminários e Conferências da ELSA UMinho, em entrevista ao ComUM.

A situação pandémica atual exige a necessidade de estas se realizarem num formato online. Todavia, isso não é impeditivo de receber uma vasta audiência. O presidente da associação, Mateus Vasconcellos, admite que espera que o evento “seja um sucesso, uma vez que foram painéis pensados com muito cuidado e com o intuito de serem diversos e amplos”. Os responsáveis pelo evento pretendem criar desenvolver um momento em que os estudantes da universidade possam contactar com profissionais de vários locais do mundo, o que torna a experiência mais enriquecedora e que “possa alcançar o maior número de pessoas”.

A ideia surgiu da parte do presidente desta organização que pretende “fazer algo grande e impactante” e foi organizada com o auxílio do Dr. Nuno Vieira, que conhecia bem o “meio empreendedor” e que “deu grandes bases” e ajudou “desde início a fazer o programa”. A equipa, que está envolvida na organização, ambiciona “construir um painel que fosse atrativo não só para os alunos de Direito, como também para os alunos em geral.

Pretendia-se a “sinergia entre os departamentos de Seminários e Conferências e Atividades Académicas [da ELSA] que resultasse na criação de um ambiente com “conversas e debates, mas também workshops que ajudem os estudantes a desenvolver as suas capacidades e transcendam os alunos de direito e ofereçam a chance a outros alunos de outros cursos a participar”.  A ELSA UMinho ambiciona com a primeira edição da Jornadas do Empreendedorismo, “estruturar as bases para que os participantes possam pensar como construir o seu próprio negócio”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ELSA UMinho (@elsauminho)

O evento conta com a presença de várias figuras, tanto do mundo jurídico como de outras áreas, “com uma ampla experiência no mercado de trabalho”, tal como menciona o presidente da ELSA UMinho, Mateus Vasconcellos. Dr.ª Catarina Belim, Fundadora da BELIM Advogados e distinguida com prémios como “Fourty under 40 Awards by Iberian Lawyer”, Dr. Wanderlei Donadel, Sócio-fundador da Romano Donadel Advogados e graduado em Direito pela Universidade de Uberaba, Dr.ª Rissiane Goulart, Co-fundadora da Goulart Azevedo e jurada em competições internacionais de negociação, são alguns dos nomes que vão estar presentes nesta edição.

Laura Figueiredo, Vice-Presidente de Marketing, conta como se desenrolou todo o processo comunicativo do evento: “Tentamos transmitir a importância destas jornadas através do marketing. A diversidade de materiais de publicação tem um conceito coeso e similar para as pessoas associarem e ficarem expectantes do que vai acontecer neste evento. Focamo-nos em criar interesse no público e que esteja o mais informado possível sobre o evento”, enfatiza ainda.

Com a organização deste evento, a equipa tem a oportunidade de “entrar em contacto com profissionais de diversos sítios e perceber como atua o empreendedorismo”. Outras skills que os membros da ELSA UMinho destacam como importantes na criação das Jornadas são a capacidade de gestão de tempo, de resolução de problemas e trabalhar sob pressão.