O primeiro encontro terá lugar nos dias 23 e 24 de abril.

A Câmara Municipal de Braga divulga o primeiro Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude (ENCMJ). Em conjunto com o município do Porto, o Conselho Nacional de Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e o Instituto Português do Desporto e Juventude, o ENCMJ 2021 convida à participação de todas as autarquias.

Segundo o Programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021, a Presidência Portuguesa procura promover a “participação dos jovens nos processos de decisão e nas plataformas de governação, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 (“Espaço e Participação para Todos”).”

Sendo assim, o município de Braga explica que a iniciativa aproveita o mote da Presidência Portuguesa e “junta jovens, autarcas e técnicos, no sentido de repensar soluções que promovam uma maior e efetiva aproximação dos jovens às instituições democráticas”.

Da mesma forma, afirma que o ENCMJ 2021 pretende promover “a reflexão sobre a missão, o impacto e o potencial dos Conselhos Municipais de Juventude”, de modo a “reforçar a participação jovem” e “apoiar a melhoria contínua das políticas de juventude locais”.

Durante a iniciativa digital, que terá lugar nos dias 23 e 24 de abril, procura-se criar uma Carta A3, com dez ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude e uma bolsa de projetos para pôr ideias em prática. Independentemente de já terem a entidade ou ainda o estarem a criar, os municípios portugueses interessados poderão inscrever-se no ENCMJ 2021. Para isso, deverão inscrever dois jovens e um técnico municipal.

Segundo avançado, o segundo dia de trabalhos ficará marcado pelo Encontro Nacional de vereadores da área. Durante a sessão, os autarcas dos municípios participantes juntar-se-ão numa conversa, moderada pelo Conselho Nacional de Juventude e pela Federação Nacional das Associações Juvenis. Segue-se a apresentação de resultados e um debate em formato mesa-redonda.

A Câmara Municipal de Braga reforça que o “debate sobre o futuro dos Conselhos Municipais de Juventude surge num momento oportuno”, uma vez que o Plano Nacional para a Juventude se encontra em desenvolvimento,  iniciando assim “um novo ciclo de políticas locais, com as expectativas sobre a implementação da Agenda Europeia de Trabalho com Jovens (Processo de Bona)”.