O Centro de Recolha Animal promove iniciativas para a adoção animal.
A campanha, levada a cabo pelo Centro de Recolha Animal (CROA) de Vila Nova de Famalicão durante o ano transato, teve resultados positivos. Foram adotados 565 animais de companhia. O dado relevado pelo relatório anual 2020 da DGAV relativo aos animais em Centros de Recolha coloca o Centro de Recolha de Vila Nova de Famalicão no segundo lugar, logo atrás de Lisboa que promoveu a adoção de 863.
Em comunicado, Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, considera que os números relevam uma comunidade cada vez mais preocupada com os animais. “Demonstra por um lado o excelente trabalho que está a ser desenvolvido por este serviço municipal e por outro reflete bem uma maior sensibilidade dos famalicenses para as questões dos animais”, sublinha.
O autarca relembra ainda a aposta que tem sido feita pelo município através do desenvolvimento de ações para sensibilizar a população em questões como o acolhimento, responsabilidade e dedicação. “O trabalho de proteção dos animais em Famalicão não se esgota na Câmara Municipal, há voluntariado, há dever cívico e há grupos informais, associações e até cidadãos neste setor com desempenho e exemplaridade nesta matéria”, afirma Paulo Cunha.
Em Vila Nova de Famalicão tem decorrido as obras de construção do novo Centro de Recolha Oficial Animal ao lado do Canal Municipal. O objetivo é criar condições para acolher e tratar animais errantes.
As preocupações para a construção do novo CROA prendem-se com “melhorar os objetivos sanitários, controlar doenças, melhorar o bem-estar animais e segurança da população, melhorar as condições de trabalho e a funcionalidade do espaço atualmente existente”.