A FNAJ conta atualmente com mais de mil associações juvenis na sua rede nacional, envolvendo cerca de meio milhão de jovens.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada no final do ano de 2020 pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). O objetivo é consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias.
Atualmente a plataforma conta já com a adesão de mais de 70 municípios portugueses, traduzindo-se numa rede de contactos e compromisso para a implementação de políticas de juventude. A adesão a esta rede pioneira potencia a criação de mais políticas amigas da Juventude, por meio da partilha de boas práticas, da criação de estratégias e da promoção de sinergias.
Para Sofia Fernandes, vereadora da Juventude da autarquia, “os jovens são e vão continuar a ser uma prioridade em Famalicão e a adesão a esta rede nacional é mais um exemplo de que a Câmara Municipal está empenhada em fazer mais e melhor no que toca às políticas destinadas à juventude”. Sofia Fernandes reforça, ainda, que a adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude vem proporcionar a partilha de boas práticas, fator que, refere, “nos vai permitir responder e estar ainda mais à altura dos desafios atuais que os nossos jovens enfrentam, ajudando-nos a desenhar medidas e projetos que se adequem às suas necessidades”.
Na próxima sexta-feira, dia 5 de março, vai decorrer o primeiro Encontro de Municípios Amigos da Juventude, evento digital no qual vão ser apresentadas as linhas orientadoras desta plataforma e os projetos FNAJ de impulso e otimização da ação para a Juventude dos municípios. Vai ser promovido um debate, entre as autarquias que já aderiram à plataforma, sobre os desafios futuros das políticas de base local.