O Workshop contou com a presença de Mafalda Cadilhe, Alexandre Carvalho e João Pedro Mendonça.

A iniciativa organizada pelo GACCUM aconteceu esta quarta-feira, online. Para João Pedro Mendonça “a comunicação é o que nos liga” e no desporto é essencial. Apesar da importância da comunicação, o editor de desporto da RTP fala da importância dos silêncios, algo que não se deve temer na comunicação desportiva.

Com a pandemia, também a comunicação no desporto se relevou essencial para que os adeptos continuem a sentir-se integrados com os seus clubes e atletas. Mesmo com a impossibilidade de ir assistir a competições. Para Alexandre Carvalho, a comunicação no desporto é relevante e tem de ser mais direta e sensorial para que chegue às pessoas que querem estar nas bancadas a apoiar o seu clube.

Mafalda Cadilhe admite que quando começou o seu percurso no SC Braga em 2018 como criadora de conteúdo, conseguia comunicar de uma forma mais fácil. Atualmente, os adeptos sentem a falta de estar presente.

O diretor de Comunicação e Imagem do Braga refere ainda a necessidade da comunicação para que os adeptos saibam mais sobre o clube porque, no caso do futebol “não se cumpre em plenitude sem adeptos” e relembra a necessidade do lado emocional e passional que “não pode ser descurado”. Sem a presença dos adeptos há um défice. A crescente presença dos adeptos no online, também dificulta a comunicação. “A reação é mais difícil porque tem de ser instantânea”, revelou, no evento do GACCUM.

No SC Braga criou-se a iniciativa Next que dá visibilidade não só ao clube, mas sobretudo a modalidades que não estão a competir. Este tipo de iniciativas permite que os adeptos que antes não tinham acesso a este conteúdo agora possam ver.