Ao longo de toda a partida, os minhotos não foram capazes de travar o domínio portista.

Este sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, o Gil Vicente recebeu a formação do FC Porto. O jogo, a contar para a jornada 22 da Liga NOS, não teve um desfecho positivo para os minhotos e terminou com a vitória do FC Porto, por 0-2.

A partida começou melhor para os portistas que, desde o primeiro minuto, se cimentaram no meio-campo gilista. Os dragões entraram mais pressionantes e, na senda do rumo que o jogo estava a levar, o primeiro golo do encontro pertenceu à equipa comandada por Sérgio Conceição. Após um cruzamento de Otávio, a defesa barcelense não afastou da melhor forma e Matheus Uribe, solto de marcação, carimbou o 0-1, sete minutos depois do apito inicial.

A vantagem no marcador não levou o FC Porto a baixar a guarda e, passados dez minutos, Mehdi Taremi e Jesús Corona protagonizaram uma boa combinação na área do Gil Vicente. Contudo, o mexicano não foi capaz de bater Dénis. Os dragões continuaram a dominar a partida e a possuir as melhores chances de golo. À passagem do minuto 22, Nanu isolou Marega, mas o camisola 11 vacilou diante do guardião gilista e não conseguiu aumentar a vantagem da equipa.

O Gil Vicente permanecia incapaz de incomodar as intenções dos campeões nacionais e, volvidos 28 minutos do jogo, Sérgio Oliveira teve nos pés uma ocasião flagrante de apontar o segundo golo dos dragões. Na sequência de um passe de Mehdi Taremi, o internacional português atirou por cima da baliza de Dénis.

Dénis foi o elemento em maior evidência dos barcelenses no primeiro tempo. Chamado a intervir novamente, ao minuto 41, o guarda-redes brasileiro voltou a negar o golo a Jesús Corona. Antes do final da primeira parte, ainda houve tempo para Otávio testar a atenção do camisola um, porém, o remate do médio não surtiu efeito e ambas as equipas recolheram aos balneários com a vantagem do FC Porto, por 0-1.

Na retoma do encontro, a intensidade de jogo baixou e a primeira oportunidade de golo só surgiu ao minuto 59. O Gil Vicente voltou aos relvados com a intenção de discutir o resultado e Lucas Mineiro obrigou Marchesin a realizar uma defesa apertada.

A reação dos minhotos despertou os dragões que, apenas um minuto depois, aumentaram a diferença no placard. Com um remate de fora de área, pleno de força e colocação, Sérgio Oliveira não deu qualquer hipótese de defesa a Dénis e apontou o segundo do FC Porto.

Apesar do golo apontado pelos portistas, o clube do Minho não baixou as armas e insistiu, na intenção de reduzir a desvantagem de duas bolas. Até ao minuto 72, Pedro Marques e Lourency remataram, com perigo, à baliza defendida por Marchesin. Todavia, o marcador não se alterou.

Nos últimos instantes do jogo, Evanilson ainda balançou as redes da baliza minhota, no entanto, após revisão do VAR, o golo do avançado brasileiro acabou invalidado devido a fora de jogo de Luis Díaz. Confortáveis com a vantagem de dois golos, os comandados de Sérgio Conceição baixaram o ritmo e, de forma controlada, seguraram o resultado até ao final da partida. Apesar das tentativas dos minhotos na segunda metade, o duelo terminou com a vitória do FC Porto, por 0-2.

Com esta derrota, o Gil Vicente permanece na 15ª posição da tabela classificativa e, mediante os resultados dos seus adversários diretos, pode fechar a jornada na lanterna vermelha do campeonato. Os minhotos voltam a entrar em campo no dia 14, num dérbi minhoto frente ao Vitória SC, a contar para a jornada 23 da Liga NOS.

Recorde ainda: SC Braga carimba passagem à final da Taça de Portugal