Minhotas já não perdiam há cerca de um mês e meio.

Este domingo, o Gil Vicente deslocou-se ao Complexo Desportivo de Valadares, para defrontar a formação do Valadares Gaia. A partida, a contar para a jornada oito da fase de manutenção da Liga BPI, terminou com a derrota do Gil Vicente, por 3-1.

O equilíbrio foi a nota dominante no início da primeira parte e as duas equipas tiveram dificuldades em assumir o jogo. As gilistas ameaçaram à passagem dos dez minutos, na ressaca de um livre direto, ao passo que a equipa de Vila Nova de Gaia respondeu, ao minuto 21, com um remate à trave da baliza defendida por Palha.

No entanto, com o relógio a marcar 23 minutos, o Valadares Gaia abriu mesmo o marcador. Catarina Machado perdeu a bola no meio-campo defensivo e Andreia Freitas, de fora de área, carimbou o 1-0 para as canárias. O Gil Vicente procurou responder de imediato ao golo sofrido e cresceu na partida. Contudo, foi a equipa sediada em Valadares a aumentar a vantagem. Depois de uma jogada de envolvimento da equipa comandada por Nuno Pereira, Cláudia Lima não vacilou diante de Palha e apontou o 2-0.

Ao minuto 45, quando tudo fazia prever que a equipa minhota terminasse o primeiro tempo a perder por duas bolas a zero, Filipa Mendes, de livre direto, reduziu a diferença no resultado. As duas formações recolheram aos balneários com o 2-1 no placard.

No segundo tempo, as gilistas foram à procura da igualdade e dispuseram da primeira ocasião de golo. Porém, na sequência, de um pontapé de canto, Cláudia Rocha mostrou-se segura e encaixou o esférico.

Apesar de estar em vantagem, a equipa de Vila Nova de Gaia não baixou no terreno e, a 15 minutos do apito final, aumentou a diferença no placard, para 3-1. Paloma apareceu solta de marcação dentro da grande área, após um passe a rasgar no lado esquerdo do terreno e, no frente-a-frente com a guardiã gilista, a avançada brasileira manteve a frieza. O golo diante do Gil Vicente foi o décimo oitavo golo, na atual temporada, para a atleta de 21 anos. Até ao apito final, o resultado não sofreu qualquer alteração e o encontro terminou com o triunfo do Valadares Gaia sobre o Gil Vicente, por 3-1.

Com esta derrota, as minhotas permanecem no segundo lugar da fase de manutenção da Liga BPI e, com uma série de encontros adiados pela frente, o próximo jogo das gilistas está marcado, somente, para o dia 25 de abril, altura em que recebem a formação do Boavista.

Recorde ainda: FC Famalicão regressa às vitórias frente ao CS Marítimo