Diogo Rafael fez o único golo do encontro
O HC Braga foi este domingo derrotado pelo Benfica por 0-1, em jogo da 25.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. A equipa bracarense manteve-se na discussão do resultado até aos momentos finais, mas não conseguiu chegar ao empate.
A equipa encarnada entrou bem no encontro e ainda não estava concluído o primeiro minuto quando Diogo Rafael fez a bola beijar o poste da baliza defendida por Leonardo Pais. A formação visitante continuou a ditar o ritmo do jogo e a chegar com perigo junto da baliza bracarense, mas todas as investidas esbarraram no guardião da casa durante os primeiros minutos.
O Benfica começou a rotação do quarteto por volta do oitavo minuto e Edu Lamas, saído do banco, precisou de apenas alguns segundos na quadra para rematar ao travessão e deixar novo aviso. Apesar do maior controlo, a equipa da Luz também apresentou agressividade excessiva e acumulou sucessivas faltas. A pouco mais de 13 minutos do intervalo, Alejandro Domínguez pediu um tempo técnico e o placard eletrónico assinalava duas faltas para a equipa do HC Braga e sete para o Benfica.
Com o avançar do relógio, a equipa minhota foi capaz de evitar as rápidas perdas de posse e passar a ter mais tempo a bola. Ainda assim, a equipa orientada por Tó Neves não conseguiu criar ocasiões claras de golo e Leonardo Pais continuou a ter consideravelmente mais trabalho do que Pedro Henriques.
O Benfica voltou a dispor de uma (tripla) grande ocasião ao minuto 15, com Danilo Rampulla a obrigar Leonardo Pais a uma grande defesa e logo a seguir a bola a bater no ferro. Na sequência do lance, os árbitros assinalaram uma grande penalidade sobre Gonçalo Pinto, mas Edu Lamas não conseguiu bater Leonardo Pais. Pouco depois, o ferro foi amigo da equipa bracarense pela quarta vez, desta feita a travar um remate de meia distância de Lucas Ordóñez. No contra-ataque, António Trabulo não conseguiu bater Pedro Henriques.
Não marcou o HC Braga na transição, marcou o Benfica no lance seguinte, em cima do minuto 18. Diogo Rafael, com um remate rasteiro e cruzado, abriu o ativo no Pavilhão das Goladas. No minuto seguinte, as águias ficaram perto do 0-2, mas Lucas Ordóñez voltou a acertar no ferro. A dois minutos do intervalo, o HC Braga voltou a ter espaço para o contra-ataque, mas o remate de Diogo Seixas subiu em demasia e não levou qualquer perigo à baliza dos encarnados, que seguiram para o intervalo com a vantagem mínima.
A segunda metade arrancou com o HC Braga a procurar afincadamente o empate e com o Benfica a pagar cedo o preço das nove faltas cometidas na primeira parte. Os encarnados chegaram à décima infração ao minuto 28 e Ângelo Fernandes teve a oportunidade de converter um livre direto, mas acertou no poste.
O Benfica respondeu ao minuto 31, com Lucas Ordóñez a revelar novamente demasiada pontaria e a acertar no poste. Dois minutos depois, o argentino voltou a tentar, desta feita na conversão de uma grande penalidade, mas atirou para a defesa de Leonardo Pais.
O encontro ficou partido durante os minutos que se seguiram e num dos vários contra-ataques que apareceram, o HC Braga conquistou uma grande penalidade. Gonçalo Meira foi derrubado em falta na área encarnada ao minuto 38 e o capitão Ângelo Fernandes foi novamente chamado à marcação da bola parada, mas acertou na trave.
Com a partida em aberto, o Benfica continuou a ter mais posse, mas o HC Braga foi capaz de incomodar a baliza de Pedro Henriques a espaços, sempre com transições rápidas. Os encarnados ficaram novamente perto do 0-2 a cerca de quatro minutos do fim, mas Leonardo Pais travou uma série de remates que levavam selo de golo e manteve os minhotos ligados ao jogo.
Aos 48’, o Benfica cometeu a 15.ª falta e Ângelo Fernandes voltou à quadra para a marcação do livre direto. O capitão do conjunto bracarense voltou a arriscar no remate imediato, mas Pedro Henriques impediu o empate. Num último forcing, a equipa bracarense retirou o guarda-redes da quadra e apostou na superioridade numérica para o último minuto, mas não conseguiu tirar qualquer proveito dessa situação.
Sem vencer há três jogos, o HC Braga ocupa o 11.º lugar da tabela classificativa com 23 pontos. Na próxima jornada, os minhotos visitam o reduto do Famalicense AC.
Recorde ainda: Riba d’Ave HC volta a perder e reforça zona de despromoção