Dois golos de rajada na segunda parte travaram reação minhota

O HC Braga recebeu esta quarta-feira o Sporting, em jogo em atraso e a contar para a 19.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. A formação sportinguista saiu do Pavilhão das Goladas com a totalidade dos pontos em disputa, ao vencer por 0-4.

Os primeiros minutos foram controlados pela formação leonina, que passou grande parte do tempo com a posse da bola e a forçar o HC Braga a defender atrás da linha divisória. A formação bracarense procurou reagir e aproximar-se algumas vezes da baliza à guarda de Ângelo Girão, mas o Sporting continuou a dispor de mais e melhores ocasiões. Aos sete minutos, a equipa verde e branca ainda festejou, mas o golo de João Souto foi invalidado pela dupla de arbitragem. Pouco depois, o camisola 44 voltou a tentar a sorte com um remate de meia distância, mas a bola embateu no poste.

O ditado diz que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” e o Sporting acabou mesmo por saltar para a frente do marcador em cima do minuto 12. Depois de ter feito múltiplas intervenções até então, Leonardo Pais nada pôde fazer para impedir Pedro Gil de abrir o ativo no Pavilhão das Goladas.

A equipa leonina continuou a impor um ritmo elevado na quadra e os bracarenses revelaram dificuldades para o acompanhar. As ocasiões de golo para os leões continuaram a surgir em catadupa e a melhor delas apareceu ao minuto 14, quando a dupla de arbitragem assinalou uma grande penalidade. Gonçalo Nunes foi chamado à conversão, mas o remate do defesa/médio embateu com estrondo no ferro da baliza de Leonardo Pais.

Com oito minutos para o descanso, a equipa do HC Braga conseguiu mesmo chegar ao golo da igualdade, mas a dupla de arbitragem considerou o desvio de Diogo Seixas ilegal e invalidou o lance. Logo a seguir, Ângelo Girão agigantou-se na baliza leonina e impediu o empate com uma tripla defesa. O ambiente aqueceu na quadra, com as decisões da equipa de arbitragem a serem muito contestadas pela formação minhota e os minutos que se seguiram foram os melhores do HC Braga na primeira parte. Os anfitriões aproveitaram alguma intranquilidade sportinguista para forçar o empate, mas não conseguiram descobrir o caminho para as redes de Ângelo Girão. Ao intervalo, o Sporting vencia por 0-1.

A segunda metade arrancou da mesma forma que terminou a primeira, com o encontro mais equilibrado. O Sporting foi finalizando as jogadas sobretudo com remates de meia distância, ao passo que o HC Braga conseguiu ser capaz de manter a posse por mais tempo. Foram precisos nove minutos para surgir a primeira grande ocasião da etapa complementar, a favor do Sporting. João Souto apareceu sozinho na cara de Leonardo Pais, mas rematou por cima da baliza bracarense.

Com menos de metade do tempo para se jogar na segunda parte, o jogo tornou-se mais partido. Os contra-ataques foram constantes e o “frissom” junto de ambas as balizas frequente. Ainda assim, o 0-1 teimou em permanecer no marcador até ao minuto 44, altura em que Ferran Font e Gonzalo Romero apareceram para num intervalo de poucos segundos assinarem o segundo e terceiro golos leoninos, respetivamente.

Os golos sofridos foram como um murro no estômago para a equipa bracarense, que viu o Sporting crescer e assumir o controlo da partida. Ainda assim, o HC Braga foi em busca do golo e viu Ângelo Girão negar o 1-3 a Diogo Seixas a cinco minutos do final. Uma grande intervenção do guarda-redes português abriu caminho ao contra-ataque e a equipa verde e branca aproveitou para ser letal e assinar o 0-4, por intermédio de Telmo Pinto.

A quatro minutos do fim, a equipa leonina podia ter feito o 0-5, mas Ferran Font desperdiçou o primeiro livre direto do encontro. Até ao final, o HC Braga tentou ao máximo reduzir a desvantagem, mas esbarrou sempre em Ângelo Girão e o resultado não se voltou a alterar.

Em termos classificativos, o HC Braga mantém o décimo lugar com 23 pontos. A equipa bracarense regressa à competição já no próximo sábado, com a visita ao pavilhão da UD Oliveirense, na 24.ª jornada da prova.

Recorde ainda: Juventude de Viana vence Riba d’Ave HC em dérbi minhoto