Os vianenses quebraram uma série de três derrotas consecutivas.

A jornada 23 do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins trouxe o dérbi minhoto entre a Juventude de Viana e o Riba D’Ave HC. O jogo, realizado no Pavilhão Municipal José Natário, terminou com a vitória da formação da casa, pela margem mínima (3-2).

Os momentos iniciais do encontro revelaram equilíbrio e foram precisos dez minutos para aparecer o primeiro tento do encontro. Diogo Casanova, no interior da área ribadavense, atirou para o fundo das redes adversárias e abriu o ativo, favorável aos homens da casa.

A quatro minutos do fim do primeiro tempo, os vianenses podiam ter aumentado a vantagem no marcador. Depois de um contra-ataque rápido, Francisco Silva ficou apenas com o guardião famalicense pela frente. Ainda assim, o camisola 6 da formação da casa não foi capaz de marcar e o resultado manteve-se inalterado, até ao intervalo.

O segundo tempo iniciou com um ritmo intenso e, no decorrer do minuto 30, a Juventude de Viana voltou a ter a possibilidade de fazer o segundo, através de um livre direto. Miguel Rocha voltou a estar no caminho do golo e defendeu o remate de Gonçalo Neto. Três minutos depois, Nelson Pereira, no frente a frente com Miguel Rocha, atirou a contar e fez o 2-0.

No decorrer do minuto dez do segundo tempo, o Riba D’Ave HC ficou perto de reduzir a desvantagem no placard. Ainda assim, Jorge Correia travou o penalti de Miguel Fortunato e manteve a baliza vianense interdita. A três minutos do apito final, Facundo Bridge bateu o guardião adversário e fez o primeiro da equipa famalicense.

No último minuto do encontro, a formação ribadavense optou por jogar em superioridade numérica e retirou o guarda-redes. Na fase de construção ofensiva, Dinis Abreu perdeu a bola e, ainda no meio campo defensivo, Gustavo Lima atirou para o fundo da baliza forasteira. Houve ainda tempo para o bis de Facundo Bridge, que fechou o resultado em 3-2.

Com esta vitória, a Juventude de Viana ascende ao oitavo posto da tabela classificativa, com 25 pontos registados. O Riba D’Ave HC mantém a 12ª posição, com 18 pontos. Na próxima jornada, os famalicenses recebem o Sporting CP. Por sua vez, a formação liderada por André Azevedo defronta o SC Tomar.

Recorde ainda: OC Barcelos consegue vitória complicada frente à AD Sanjoanense