A unidade é "único laboratório de referência nacional em Inteligência Artificial dedicado ao tratamento de Dados".
Esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu por unanimidade um voto de louvor ao Centro Algoritmi. Em declarações à RUM, o presidente do município, Domingos Bragança, refere que a unidade de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho “orgulha todos os vimaranenses e a cidade de Guimarães”.
A acompanhar a a proposta de voto, o autarca vimaranense destacou a importância para a cidade do Centro Algoritmi, localizado no campus de Azurém da UMinho, em Guimarães. Na reunião de Câmara, que se realizou esta segunda-feira, o voto de louvor foi atribuído por unanimidade.
“Esta importante distinção para o Centro Algoritmi orgulha todos os vimaranenses e a cidade de Guimarães”, revela o edil. “É a prova da vitalidade do sistema científico da Universidade do Minho, uma universidade de referência mundial, cuja cooperação estratégica com o Município de Guimarães é fundamental para um futuro que queremos de inovação, de transição digital e desenvolvimento sustentável de base científica”, acrescenta.
Domingos Bragança aponta ainda para o facto de que o Centro Algoritmi se tratar do “único laboratório de referência nacional em Inteligência Artificial dedicado ao tratamento de Dados”. A unidade “compreende 13 centros de investigação ligados a várias instituições de ensino superior, e reunirá uma equipa de mais de 500 investigadores”, finaliza.