“O mundo tinha uma pequena janela de oportunidade para preparar e evitar uma potencial pandemia".

O diretor – geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que alguns países foram incapazes de reagir eficazmente à declaração de emergência, promulgada em janeiro de 2020. Considera ainda que houve uma “janela de oportunidade” para impedir o atual estado pandémico, que não foi aproveitada.

Tedros Adhanom Ghebreyesus relembra que “a 30 de janeiro de 2020 foi declarada a emergência sanitária global sobre a disseminação de um novo coronavírus. Naquele momento, fora da China, havia menos de 100 casos de Covid-19 e não havia mortos”. Recorda ainda que no seguimento desta declaração, a organização avisou a população mundial para a necessidade de se atuar no imediato e com medidas eficazes.

Apesar dos alertas, o diretor-geral da OMS considera que não houve uma resposta atempada por parte de alguns países. Por esta razão, assistiu-se, nas semanas seguintes, a um crescimento exponencial do número de casos de infeção.

Em comunicado, Tedros Ghebreyesus assegura que a organização está empenhada em “apoiar todos os países a terminar a pandemia com as vacinas e com as medidas de saúde pública que têm sido a base da resposta durante 15 meses”. Acredita ainda que “temos as ferramentas para controlar a pandemia, mas apenas podemos fazê-lo se as utilizarmos de forma consistente e equitativamente”.