O principal projeto de José Campos e Matos vai ser apoiar a mobilidade dos jovens empresários dentro e fora da UE.
José Campos e Matos, professor da Escola de Engenharia da UMinho, foi eleito presidente da Confederação Europeia de Associações de Jovens Empresários (YES For Europe). Esta entidade junta 100 mil membros até aos 45 anos de idade, provenientes de 21 países. Representa assim, a União Europeia em organismos internacionais, como a Aliança G20 dos Jovens Empresários.
“É uma honra liderar a YES For Europe. É uma oportunidade, numa fase em que Portugal preside a União Europeia e em que se discute o Plano de Recuperação e Resiliência. Mas, é também um desafio para fazer levar a voz da nova geração de empresários às mais altas instâncias das instituições europeias,”, diz o responsável.
O responsável elogia a política da UE na proteção às start-ups inovadoras, muitas delas nascidas na crise da zona euro e agora alvo do contexto pandémico. Mas, ainda há muito pela frente. “Há linhas de apoio, crédito com taxas perto do zero, e até candidaturas a avanços tecnológicos para estas PME competirem com congéneres de determinadas regiões do mundo. Isto porque precisamos da Europa mais unida do que nunca”, refere o docente da UMinho.
José Matos defende uma maior aproximação do mundo empresarial às escolas e universidades, porque “é isso que permite o pensamento crítico, a inovação e a competitividade”. Reconhece que ser empreendedor não é para todos. “Por exemplo, exige coragem de arriscar, conhecimento técnico e do mercado ou saber comunicar em equipa e para o exterior”, considera o engenheiro.