O Cultural Weekend é a atividade que marca a abertura da iniciativa, já este fim-de-semana.

As Comissões de Residentes das Residências Universitárias da Universidade do Minho vão organizar, durante todo o ano 2021, a iniciativa cultural “Residências com Cultura”. O programa inicia esta sexta-feira, com o “Cultural Weekend”.

O primeiro momento da iniciativa promete, segundo o comunicado, “um fim de semana em que a cultura, nas vertentes da poesia, do teatro e da história estarão em evidência”. O programa começa com a celebração do Dia do Livro Português, esta sexta-feira, com um sarau de poesia pelas 21h30.

O “Cultural Weekend” continua no dia seguinte, com a comemoração do Dia Mundial do Teatro, com a leitura da peça “o bailarino” de Bernardo Santareno, a partir das 17 horas. O encerramento dá-se no domingo, dia 28 de março, e liga-se ao Dia Nacional dos Centros Históricos, com uma atividade de intervenção que vai ter como orador José Cadima Ribeiro, “Os centros históricos das cidades: alguns olhares possíveis”, a partir das 17 horas.

Para além desta primeira atividade, as “Residências com Cultura” prevêm ainda outras, como a “BookCrossing”, submetida ao tema “um livro a circular é melhor que um livro na estante”, que vai convidar todos os residentes à leitura espontânea e recreativa. Para isso, vão ser colocados livros em alguns espaços comuns das residências e os estudantes vão ser ainda convidados a partilhar os seus próprios livros.

A  criação do “Clube de Leitura” é outra iniciativa pensada, que deve eleger as residências como um espaço de leitura e partilha cultural, com sessões mensais de leitura partilhada em voz alta. Por fim, estão ainda pensadas ações informativas, através da plataforma PressReader, que permite a leitura de jornais e revistas de todo o mundo e com a qual os estudantes vão ser desafiados a desenvolver várias competências pessoais.

A iniciativa “Residências com Cultura” conta com o apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS). Para participarem no programa, devido à atual situação pandémica, os estudantes residentes interessados devem preencher um formulário de pré-inscrição.