Bracarenses venceram vitorianos em casa, para o campeonato, pela quarta época consecutiva.

O SC Braga e o Vitória SC encontram-se, esta terça-feira, no Estádio Municipal de Braga para um dérbi do Minho. A partida, referente à 22.ª jornada da Liga NOS, terminou com o resultado de 3-0, favorável à turma da casa.

No primeiro tempo, os bracarenses foram mais eficazes e abriram o marcador logo aos cinco minutos. Nuno Sequeira executou rapidamente um lançamento de linha lateral, Abel Ruiz recebeu e cruzou para Lucas Piazón que, de frente para a baliza, tirou um defesa vimaranense da frente e atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza.

O Vitória SC teve uma entrada em falso, mas, a partir do golo sofrido, equilibrou a partida e a meio da primeira parte esteve perto do empate. Após um lance individual de Rochinha, valeu o corte de Bruno Rodrigues, que impediu que a bola chegasse a Bruno Duarte. Poucos minutos depois, o jovem defesa-central dos Gverreiros introduziu mesmo a bola na baliza visitante. No entanto, por indicação do vídeo-árbitro, o golo foi anulado por fora-de-jogo de Ricardo Horta, na altura do cruzamento.

Ainda assim, o tento anulado não desmotivou a formação da casa que, a cinco minutos do intervalo, marcou novamente, desta vez de forma legal. Abel Ruiz fletiu para o lado direito, com uma simples mudança de direção, ultrapassou toda a defensiva adversária e, na cara de Bruno Varela, fuzilou o guardião português.

Já nos descontos da primeira etapa, Marcus Edwards não quis ficar atrás do avançado espanhol do SC Braga e foi por pouco que não fez um grande golo de livre direto. Para infortúnio do extremo inglês, a bola bateu com estrondo na trave da baliza à guarda de Matheus, que estava batido. Este lance foi mesmo o último dos primeiros 45 minutos, que acabaram, assim, com uma vantagem de dois golos da equipa bracarense.

No segundo tempo, a equipa de Carlos Carvalhal afigurou-se num bloco baixo e apostou num jogo de transições rápidas. O Vitória SC aproveitou este recuo do SC Braga no terreno e entrou mais forte nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos 52 minutos, o avançado Bruno Duarte puxou a bola para o seu pé direito e atirou muito perto do poste esquerdo da baliza de Matheus. No minuto imediatamente a seguir, um remate de Rochinha resvalou novamente no atacante brasileiro e quase resultou em trair o guardião bracarense.

A equipa às ordens de João Henriques não conseguiu materializar com golos a entrada que teve no segundo tempo e o jogo arrefeceu de ritmo. Foi já neste contexto que o SC Braga chegou ao terceiro golo na partida. Aos 85 minutos, João Novais aproveitou um mau posicionamento da linha defensiva visitante e colocou a bola em Andraž Šporar. O ponta-de-lança esloveno, completamente isolado, finalizou com tranquilidade para o 3-0, que se manteve até ao final da partida.

Com este resultado, os bracarenses voltam à vice-liderança do campeonato e somam agora 49 pontos, enquanto que os vimaranenses se mantêm no sexto lugar. Na próxima jornada, entram primeiro em campo os comandados por João Henriques, que recebem o Gil Vicente FC, no domingo. Já os bracarenses deslocam-se ao terreno do FC Famalicão, na segunda-feira.

Recorde ainda: Moreirense vence no Estádio dos Barreiros