Bracarenses ficaram apenas atrás do Sporting CP, numa prova que não contou com a participação do SL Benfica.
Os Campeonatos de Portugal de corta-mato regressaram este domingo, depois de não se terem disputado no ano passado por motivos pandémicos. Este ano, o Parque do Senado, na Amora, recebeu a prova de dez quilómetros de distância e contou com a participação de 61 atletas, que correram em turnos de 20, e um de 21, de cada vez. O SC Braga conseguiu o segundo lugar coletivo.
Na edição deste ano, o SL Benfica não marcou presença, pela razão de os testes à Covid-19 não serem exigidos aos participantes. No registo individual, o vencedor da prova foi o atleta, do 4 Run, Rui Pinto que finalizou a prova em 31:14 minutos. Os atletas Rui Teixeira, do Sporting CP, e João Pereira, do Vitória de Setúbal, fecharam o pódio com os tempos de 31:19 e 31:21 minutos, respetivamente.
O atleta do SC Braga, Luís Saraiva, acabou a prova logo de seguida no quarto lugar e com um tempo de 31:24 minutos, a apenas três segundos de conseguir um lugar nos três primeiros. A equipa de atletismo do SC Braga teve ainda mais dois atletas nos dez primeiros classificados, foram eles Davide Silva e Miguel Moreira que dividiram entre si o sétimo e oitavo lugares, uma vez que ambos acabaram a maratona em 31:37 minutos.
Há ainda a destacar que dos seis corredores que representaram o clube minhoto na prova, todos eles ficaram nos 20 primeiros. Os três restantes nomes da lista são Francisco Rodrigues que acabou no 15.º lugar, Tiago Costa no 18.º, e Hugo Almeida no 19.º. As prestações destes três Guerreiros foram igualmente importantes para o segundo lugar alcançado pelos bracarenses no registo coletivo, apenas atrás dos lisboetas do Sporting CP.