Os minhotos tentaram, mas não conseguiram impor o seu jogo.

O VC Viana deslocou-se, este sábado, até ao Pavilhão do Castêlo da Maia GC para a partida referente aos play-offs da Taça da Federação Portuguesa de Voleibol. Os vianenses não conseguiram travar o adversário e perderam o confronto por 3-1.

Com o seis habitual a alinhar no terreno, a turma de João Franco entrou bem na partida, mas os maiatos deram a volta ao marcador cedo no encontro. Os marujos apresentaram algumas dificuldades na receção e na finalização e o Castêlo da Maia GC aproveitou para alargar a distância no placard.

Os maiatos conseguiram explorar o bloco vianense, que não esteve muito bem nos primeiros momentos da partida. Depois de uma fase menos positiva, os minhotos ficaram mais coesos e foram atrás do resultado, mas continuaram a cometer alguns erros.

O VC Viana empatou a partida aos 19-19, num ataque forte de Nuno Teixeira, e começou a impor o seu jogo. Num final de set bastante equilibrado, os marujos foram menos eficazes, principalmente no bloco, e deixaram escapar o parcial por 25-22.

No segundo set do confronto, as equipas entraram novamente muito aguerridas, mas o Castêlo da Maia GC voltou a ser o primeiro a descolar no marcador ao aproveitar os erros dos minhotos. Aos 13-9, João Franco reuniu a equipa, mas os maiatos continuaram superiores e ditaram o ritmo do confronto.

João Franco lançou, em troca direta de distribuidores, João Pontes para o lugar de Álvaro Ferreira para refrescar o jogo dos vianenses. Os marujos ganharam força e aproximaram-se no placard, levando a decisão do set para as diferenças. No entanto, num parcial em que a defesa da equipa da casa foi o destaque, o VC Viana perdeu por 29-27 e os maiatos aumentaram a vantagem para 2-0.

Já no terceiro set do encontro, os minhotos entraram muito fortes, mas disputaram todos os pontos com os maiatos. Contudo, o ritmo dos vianenses manteve-se e conseguiram adiantar-se no marcador. O Castêlo da Maia GC reorganizou-se e, numa fase importante do set, colou-se ao marcador (18-19).

Os marujos não facilitaram e finalizaram vários pontos com inteligência. As equipas ainda usufruíram de uma pausa técnica para decidir estratégias, mas verificou-se a superioridade dos marujos mantida em todo o parcial. O set terminou com a vitória vianense por 23-25, deixando a partida em 2-1.

No quarto set do confronto, os pupilos de Viana do Castelo voltaram a mostrar as suas forças. No entanto, o Castêlo da Maia GC voltou a ser superior numa fase inicial e fugiu no placard. João Franco ainda apostou em Diogo Silva e Pedro Ribeiro, mas a equipa da casa continuou com todo o gás e fechou o jogo em 3-1, num parcial de 25-22.

Com este resultado, o VC Viana soma uma vitória e uma derrota nos play-offs da Taça da Federação Portuguesa de Voleibol.

Recorde ainda: Vitória SC sofre derrota em casa frente à AA São Mamede