Mais de 80 alunos da Universidade do Minho estiveram presentes no Painel desta quarta-feira.
A XXIII edição das Jornadas da Comunicação iniciou esta quarta-feira, dia 24 de março, e vai durar até sexta-feira, dia 26. Este começo contou com a presença de João Porfírio, Nelson Soares, Vera Marmelo e Ivo Neto no Painel “A Comunicação e o Mundo Digital”. O evento realizou-se em regime online na plataforma Zoom.
Os oradores discutiram as vantagens do online e do digital e como é que afetam a comunicação nas diferentes áreas. Nelson Soares apontou que o digital “é um domínio tão transversal à sociedade, que é irreversível”. Segundo o assessor de comunicação, este “aproxima-nos a todos, jornalistas e públicos”. Ivo Neto rematou que na comunicação e principalmente na comunicação relacionada com o Jornalismo, “os jornais têm de optar cada vez mais no online”. O editor explicou então que “se vive num mundo digital e prova disso é a forma como se comunica em tempo de pandemia”.
Quanto ao tema das competências para o mundo profissional, João Porfírio referiu “que enquanto jornalistas, temos de ter aptidões para fazer um pouco de tudo”, “capacidade de ler e antecipar o público”, completou Vera Marmelo. Vera concluiu, assim, dizendo também que “temos de ser cíticos em relação ao que consumimos”.
O último tópico discutido no momento das XXIII Jornadas da Comunicação foram possíveis dicas para a entrevista do estágio e para o próprio estágio em si. João Porfírio aconselha os alunos a conhecerem o sítio onde querem estagiar, a selecionarem trabalhos que lhes tragam satisfação e para fazerem pedidos a empresas específicas nessa área. Já Ivo Neto termina a discussão aconselhando os alunos para que “tenham lata, sejam chatos”.