Projeto Floreo junta os conceitos de cozinha, horta e mercado.
Alunos da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho vencem o prémio nacional de inovação por um projeto alimentar sustentável. O Projeto Floreo ganhou o Prémio EDP Groundbreaking da Junior Achievement Portugal (JAP).
André Machado, Catarina Alves, Sofia Mota, Pedro Santos e Sofia Cortinhas são os membros vencedores da 14.ª edição da competição da JAP. A ideia vencedora consiste num autocarro convertido num food truck, que conta com um piso superior para a horta hidropónica (cultivo sem solo) e com um piso inferior para a cozinha/restaurantes e uma banca de fruta e legumes.
O projeto está presente igualmente no digital, com uma plataforma online que permite manter o cidadão atualizado dos produtos frescos e locais comercializados, bem como a sua pegada ecológica e, ainda, obterem informação relevante sobre os produtos e o serviço prestado.
Com 100 mil euros de investimento inicial, para atingir os 50 mil consumidores em cinco anos, o projeto inovador já suscitou interesse a três municípios, Porto, Braga e Guimarães. Estão previstas ações de franchising e parcerias.
Os estudantes promotores fizeram também um estudo por questionário, verificando que 70% dos 200 respondentes aceitariam pagar 20% a mais por uma refeição saudável e 60% adquiririam produtos e serviços da Floreo. Nuno Marques foi o orientador do projeto e dos alunos, que se encontram agora a avaliar e recolher informação para a concretização do projeto. O prémio permitiu à equipa a participação num programa profissional e em workshops da EDP.
De mencionar que a JAP é a maior e mais antiga organização sem fins lucrativos na formação júnior em empreendedorismo e foi a responsável pelo evento.