Fundos Europeus do Norte 2020 capitalizam 61 milhões de euros a cerca de 60 cientistas, com data prevista até 2023.

A Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N) expõe hoje o financiamento dos Fundos Europeus do Norte 2020 a uma das grandes propostas de pesquisa clínica sobre o cancro. Cientistas do Porto, Minho, UTAD, Cávado e Ave ou Bragança adquirem 61 milhões de euros de Bruxelas para o apoio de 8 infraestruturas e 33 projetos.

Com o objetivo de estar tudo terminado até 2023, estas entidades terão de acelerar o seu trabalho e aumentar a taxa de elaboração das iniciativas, face à de 36% de fevereiro.

O Centro Compreensivo de Cancro do Porto (P.CCC), do IPO e do i3S, integra um destes projetos, com 200 a 300 pacientes. Cláudio Sunkel, diretor do i3S, admite que “a tecnologia avança muito depressa” e, por isso, 15 milhões do investimento remete para a compra de equipamentos. Entre estes, um aparelho de ressonância magnética que permite menor utilização de ratos e a perceção da evolução da doença, bem como vários microscópios para estudar o comportamento das células malignas.

Segundo o investigador, é necessário entender “o papel de uma proteína” para “desenvolver uma terapêutica que interaja com essa proteína e anule o seu efeito”, pelo que também se insere na lista uma máquina de espetrometria de massa. A par desta, surge o projeto Cyro-Em, do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, para entender a estrutura tridimensional das proteínas e o PT Open Screen, centrado nos compostos biológicos das mesmas.

Também, Manuela Almeida, investigadora no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas da Universidade do Minho, apresenta a proposta de impressão de painéis eficientes, através do projeto Zero Skin +. A intenção da docente passa por gerar autossuficiência energética, resiliência a tremores de terra e melhorias na ação térmica do edifício. Para isso, admite a necessidade de uma impressora 3D para a composição de telas, a partir de “polímeros e fibras naturais” e de plástico reciclado.