O ComUM traz-lhe um conjunto de sugestões culturais da região do Minho para o mês de abril.
Chegados ao mês da liberdade, as portas da cultura abrem-se aos poucos. A 5 de abril, museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares retomam a sua atividade. Já os cinemas, os teatros, os auditórios, as salas de espetáculos e os eventos exteriores (com lotação limitada) chegam apenas a 19 de abril.
Até que se possa retomar a normalidade, a cultura continua a reinventar-se. O Cartaz do mês de abril deambula ainda em tempos de incerteza, mas não poderia deixar de apresentar várias sugestões culturais.
CLAV Live Sessions – Guimarães e Vila Nova de Famalicão
Em março, as CLAV Live Sessions retomaram um novo ciclo de concertos. Depois de Old Jerusalem, Mister Roland e Indigo Quintet, abril traz-nos, no dia 2, papercutz, em direto do Centro e Laboratório Artístico de Vermil (CLAV). Tyroliro apresenta-se no dia 16, desta vez em direto da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Todas as atuações serão transmitidas na página de Facebook do CLAV e da Comunidade Cultura e Arte.
Relembre-se que o projeto, levado a cabo pela CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, fomenta a realização de concertos de artistas nacionais e internacionais, a partir de Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Pensada para um regime misto, a iniciativa tem ainda como objetivo promover a descentralização do acesso à cultura.
Westway LAB 2021 – Guimarães
Apesar do ano desafiador, o Westway Lab regressa com a oitava edição consecutiva. Segundo o diretor do festival, Rui Torrinha, este ano reserva “uma viagem de quatro dias assegurada pela via digital, com a celebração da música a impulsionar encontros profissionais e trocas de conhecimento para sustentar caminhos futuros”.
Desta forma, os dias 7 e 8 de abril ficarão marcados por um conjunto de conferências com foco na Península Ibérica, discussões que preparam terreno para a próxima edição. Para além das Conferências PRO, a 9 e 10 de abril, o Westway Lab abre ainda portas a seis concertos: Diabo a Sete, Tristany, Da Chick, Bicho Carpinteiro, Beatriz Pessoa e P.S. Lucas. Os concertos serão transmitidos através da página de Facebook do Westway Lab.
Objetos Sonoros MALcriados – Viana do Castelo
Em Viana do Castelo, a cultura toma lugar sob a forma de uma exposição de intervenção estética, plástica e sonora de João Ricardo de Barros Oliveira. Com o som como protagonista, esta exposição tem como objetivo explorar espaços, “acordando-os e enchendo-os de vida”.
O artista plástico convida a questionar o que é o som, como se gera, como se transmite, como o sentimos ou percecionamos. Após essa reflexão, somos levados a descobrir uma extensão para a relação entre a física e a música. É possível visitar a exposição de 9 a 25 de abril nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
Teatro Municipal Sá de Miranda – Viana do Castelo
Ainda em Viana do Castelo, a cultura sobe a palco no mês de reabertura das salas de espetáculos. O Teatro Municipal Sá de Miranda tem agendados vários eventos que contemplam diversas áreas do mundo da arte.
O teatro regressa à cidade vianense com a peça “Noite de Caxias”, entre os dias 22 e 24 de abril. Já a música volta a 23 de abril, com o concerto de Tiago Bettencourt, e a dança vem um pouco mais tarde com “Os Três Irmãos”, a 29 de abril. Outras informações, como o preço dos bilhetes e o horário de cada sessão, pode ser consultadas no site do Teatro.
O brinquedo português pelo olhar dos irmãos Melo – Ponte de Lima
De 9 de abril a 30 de maio, o Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima, reabre ao público com uma nova exposição intitulada “O brinquedo português pelo olhar dos Irmãos Melo”. A exposição, para todas as idades, serve para experienciar ou trazer recordações dos tempos de infância através de brinquedos originais dos Irmãos Melo.
A empresa IRMEL – Irmãos Melo foi criada em 1966 e é especializada no fabrico de moldes e de técnicas de injeção de plásticos para diversas empresas de vários setores económicos. Dedicou-se especialmente ao fabrico de brinquedos a partir de 1977 e é conhecida no mercado pelas marcas King’s Toys, King’s Car e IRMEL.
A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo. Até à data da publicação deste artigo não se conhecem alterações ao regime presencial da exposição.
Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima
Também em Ponte de Lima o teatro volta a abrir as portas com três espetáculos no final do mês de abril. A vila limiana tem marcado, a 21 de abril, o “Há… Jazz no TDB” pela escola de Jazz do Porto. A 23 de abril, a “Desumanização” sobe a palco pela Companhia Art’Imagem e, a 30 de abril, a Companhia do Chapitô apresenta “Napoleão ou o Complexo de Épico”.
Além destas sessões, Ponte de Lima tem marcadas outras iniciativas que podem ser consultadas na Agenda Cultural do Município. De salientar ainda as atividades organizadas pela Biblioteca Municipal a pensar nos mais novos, em regime on-line.
Artigo por: Adriana Brito, Bruna Sousa e Francisca Graça