É um processo obrigatório e termina dia 3 de maio.

Começa esta segunda-feira, dia 19 de abril, o período para responder às perguntas dos Censos 2021. É obrigatório e o prazo tem término no dia 3 de maio. Os Censos permitem analisar as condições de vida da população portuguesa e conhecê-la melhor.

Em 2021, dez anos após o último recenseamento da população, as perguntas serão respondidas pela internet. Os Censos 2021 começaram com a distribuição de códigos de acesso ao portal ao domicílio. Com essas senhas, as famílias devem responder às perguntas a partir do dia de hoje. A multa varia entre 250 e 25 mil euros, para pessoas singulares, e entre 500 e 50 mil euros, para pessoas coletivas, caso não o façam.

A resposta pela internet é a mais aconselhada, devido à pandemia da Covid-19. As pessoas que não têm internet ou precisam de ajuda, podem dirigir-se ao balcão E-censos na Junta de Freguesia da área de residência ou solicitar questionários em papel para preenchimento e posterior entrega ao recenseador da área. Também podem esperar nova visita do recenseador e permitir que o mesmo faça a entrevista.

Em Braga, a Junta de Freguesia de São Vítor, providencia apoio aos que precisam de ajuda ou não tenham acesso à internet. “Se não tiver acesso à internet ou se precisar de ajuda no preenchimento, os recenseadores de São Victor estarão na Junta de Freguesia para o ajudar”, informou a autarquia local.

Esta ajuda está sob marcação prévia, pelo que a população de São Vítor deverá ligar para o número 253 274 815 para agendar uma hora. O atendimento é feito todos os dias úteis, das 9h30 às 17h30, com pausa de almoço das 12h30 às 14h30, sendo necessário o envelope com o código de acesso ao portal.