A nova plataforma de e-Commerce conta já com 150 lojas aderentes.

O Comércio da Vila é a nova plataforma de e-Commerce e Marketplace de Vila Nova de Famalicão, que permite aos empresários criarem uma montra virtual, divulgar, promover e vender os seus produtos, numa espécie de centro comercial digital. A aplicação já está disponível para download nos sistemas operativos Android e IOS a partir da Play Store e App St, orerespetivamente.

O Comércio da Vila, que implica um investimento de 160 mil euros em dois anos, é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) com o apoio da Câmara Municipal. A plataforma foi apresentada em conferência de imprensa e conta já com 150 lojas de comércio tradicional do concelho.

O presidente da ACIF, Fernando Xavier, revela que este projeto se trata de “uma janela de oportunidades dos comerciantes para o mundo”. Para além disso, e com a noção de que hoje em dia é “fundamental estar na internet”, o responsável acredita que a plataforma “vai ajudar o comércio de proximidade, que só é tradicional pela sua história, pois está sempre a inovar e em mudança”.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, vê com bons olhos este projeto de uma associação que tem “a perceção do que é necessário aos comerciantes e à economia local”. “Todos sabemos que o comércio de proximidade está a atravessar uma fase muito difícil e com esta plataforma os nossos comerciantes têm ao seu dispor uma ferramenta que facilita a relação entre quem compra e quem vende”, acrescenta o edil, que acredita que “o digital servirá sempre para potenciar o comércio de proximidade”.

Para além de um espaço virtual de compra e venda de produtos, o Comércio da Vila abrange ainda promoções e descontos para os consumidores, bem como um cartão associado para pagamentos com “tecnologia revolut”, que permite carregamentos e a sua utilização em equipamentos municipais como as piscinas ou Casa das Artes. “Queremos que seja um serviço de qualidade e diferenciador”, sublinha a coordenadora do projeto, Elisabete Costa. “Todas as semanas [o Comércio da Vila] será enriquecido com novas funcionalidades à medida que os empresários forem aderindo”, acrescenta.

A nova plataforma de e-Commerce está incluída no programa Retomar Famalicão, através do qual a Câmara Municipal e a ACIF pretendem dar uma nova vida ao comércio tradicional da cidade, fortemente fustigado pela crise pandémica da Covid-19. A adesão ao Marketplace é gratuita para todos os comerciantes que queiram juntar a sua loja, bem como a permanência na plataforma durante os primeiros seis meses, sendo apenas necessário o preenchimento de um formulário.