Dia Do Sim foi lançado a 12 de março na Netflix. A comédia familiar, interpretado por Jennifer Garner, Édgar Ramírez e Jenna Ortega, é o típico clichê com um enredo bastante previsível.
A história, baseada no livro infantil com a mesma designação de Amy Krouse Rosenthal, acompanha um dia na vida da família Torres. Allison e Carlos, cansados de dizer sempre “não” aos seus três filhos estabelecem o “dia do sim”. Assim, durante 24 horas têm de fazer tudo o que os filhos quiserem, mas com algumas regras. O casal tem como objetivo dar uma certa liberdade e autonomia às crianças e assim, reestabelecer a união da família.
Jennifer Garner mostra, uma vez mais, o talento e versatilidade ao interpretar a energética Allison. Édgar Ramírez traz uma essência latina à narrativa, enriquecendo o filme. O elenco juvenil e divertido. Além disso, conta com a participação de incríveis jovens atores. As personagens não apresentam uma grande densidade psicológica, para além dos problemas familiares comuns.
O argumento é bastante previsível desde o início, ficando, deste modo, aquém das expectativas. O filme é composto por uma ‘mãe-galinha’ e por um pai que não se consegue desapegar do trabalho para estar com os filhos. Além disso, apresenta uma adolescente que quer crescer depressa demais e duas crianças que só fazem asneiras. O conceito de Dia Do Sim poderia ter resultado melhor se fosse um pouco mais explorado, por exemplo, nas aventuras vividas pelas personagens e nos pedidos feitos pelas crianças, visto que, afinal podiam pedir tudo o que quisessem.
Ao longo da narrativa, à medida que vão tendo diversas peripécias, vemos os laços familiares a fortalecerem-se, principalmente entre a mãe e a filha adolescente. Allison e Katie percebem que têm de ser mais compreensivas uma com a outra.
Dada a alegria que inunda a longa-metragem a fotografia é composta por imensas cores vibrantes. A montagem é muito bem conseguida e existe uma boa fluidez de cena para cena. A iluminação, por sua vez, vai acompanhando o estado de espírito das personagens.
A banda sonora conta com músicas predominantemente animadas e dinâmicas. Muitas das faixas contam com a participação especial da cantora H.E.R que faz, inclusive, uma marcante aparição no filme.
Em suma, falta uma ambição necessária em Dia Do Sim. Contudo, é uma boa obra cinematográfica para ver quando queremos simplesmente descontrair e quando não procuramos um enredo demasiado complicado.
Título Original: Yes Day
Realização: Miguel Arteta
Argumento: Justin Malen
Elenco: Jennifer Garner, Édgar Ramírez, Jenna Ortega
EUA
2021