Barcelenses não venciam o Benfica, em Lisboa, desde 2005.

O Gil Vicente venceu o SL Benfica, no Estádio da Luz, por 2-1. O jogo, para a 27.ª jornada da Liga NOS, contou com os golos de Lourency e Leautey, para os gilistas, e com o autogolo de Vítor Carvalho, para os anfitriões. Este foi o primeiro triunfo dos barcelenses na Luz desde 2005.

Os minhotos começaram o jogo a todo o gás, conquistando um canto logo no minuto três. Contudo, o SL Benfica tomou o controlo do jogo, trocando bem a bola e criando algumas oportunidades, mas sem incomodar Denis. Aos 35, o Gil Vicente inaugurou o marcador. O extremo francês, Antoine Leautey, atirou forte e em zona frontal para o poste esquerdo de Helton Leite e fez o seu primeiro tento desta época. Até ao intervalo, o jogo continuou sem grandes ocasiões, exceto aos 45+1, quando Waldschmidt atirou ao lado. No recolher aos balneários, a equipa de Ricardo Soares ia vencendo por 1-0.

No retomar da partida, a primeira ocasião de perigo partiu dos pés de Lourency. Aos 50 minutos, o brasileiro rematou ao lado da baliza encarnada, depois de um cruzamento largo de Joel Pereira. Depois deste lance, as águias subiram as linhas para criar mais ocasiões de golo, mas quem o fez foi Pedro Marques. Aos 57, o português finalizou mal um cruzamento de Vítor Carvalho.

Como resposta, a equipa de Jorge Jesus esteve mais uma vez perto do golo. Aos 61, Diogo Gonçalves fez um cruzamento tenso, Denis saiu mal e Seferovic atirou por cima. Já aos 71, o avançado suíço voltou a não acertar na baliza, depois de um cruzamento de Rafa. Dez minutos mais tarde, a formação forasteira golpeou a equipa da casa. Lourency surgiu desmarcado, recebeu o passe de Claude Gonçalves e fez o 2-0.

Nos últimos minutos da partida, o SL Benfica tentou o golo de todas as formas possíveis até que, aos 87, o conseguiu. Rafa rematou forte para defesa de Denis e a bola ressaltou nas pernas de Vítor Carvalho, que descia para tentar aliviar a bola. Depois da diminuição da desvantagem, os encarnados ainda tentaram o golo por duas vezes, mas sem causar arrepios ao guardião gilista. No fim do jogo, registava-se a vitória dos visitantes por 2-1.

Com esta vitória, o Gil Vicente FC sobe, à condição, ao nono lugar, com 31 pontos. No próximo jogo, os gilistas vão receber o FC Famalicão. O dérbi minhoto está marcado para dia 22 de abril, às 17 horas.

Recorde ainda: Vitória SC vence Santa Clara pela margem mínima