Falta de eficácia no último terço ditou o resultado.

Na nona jornada da Liga BPI, que se realizou este domingo, dia 18 de abril, o Gil Vicente recebeu o Boavista. A turma de Fábio Barros venceu a partida pela margem mínima (1-0).

As minhotas entraram bem na partida e instalaram-se no meio campo adversário, mas foram ineficazes nos remates. Consequentemente, aos 16 minutos, na sequência de uma bola parada, Caty Pereira assistiu a capitã Paula Cristina que atirou para as redes gilistas e fez o único golo do jogo. A partir daí, o Gil Vicente começou a perder a confiança no jogo.

Apesar de continuar com mais posse, as gilistas tiveram dificuldades no jogo aéreo e as laterais tiveram menos bola, o que desfavoreceu o ataque das minhotas. À meia hora de jogo, as axadrezadas começaram a progredir no terreno e conseguiram atacar. Aos 38 minutos, Samie teve oportunidade de fazer o segundo golo, mas o remate saiu ao lado.  A partida permaneceu disputada até ao final da primeira parte.

No segundo tempo, as gilistas entraram com a mesma atitude inicial e, portanto, mais ofensivas. Aos 46 minutos, Filipa Morais tentou chegar à igualdade, porém a guardiã das “panteras” levou a melhor. Verificaram-se boas recuperações de bola por parte das minhotas. Aos 52 minutos, Lea serviu Filipa Morais, que rematou em direção ao poste.

À semelhança da primeira parte, o jogo começou a ficar mais dividido. Aos 58 minutos, Emily Sands teve uma boa ocasião para aumentar a vantagem, mas não conseguiu ser eficaz. O Boavista segurou a vantagem e trocou a bola no meio campo contrário até ao final do jogo.

Com a derrota, as minhotas mantêm os 19 pontos, descem para a terceira posição da tabela classificativa e deixam para a última jornada a decisão da manutenção, onde defrontam o Fiães SC.

Recorde ainda: Gil Vicente empata na deslocação ao Boavista