Golos dos minhotos foram apontados apenas na segunda metade do jogo.
O Gil Vicente deslocou-se este sábado ao Estádio dos Arcos, para defrontar a formação do Rio Ave. O jogo a contar para a jornada 25 da Liga NOS terminou com a vitória dos barcelenses, por 0-2, o que permitiu aos comandados de Ricardo Soares somar a terceira vitória consecutiva no campeonato.
Os gilistas entraram mais pressionantes no encontro e cedo criaram a primeira ocasião de perigo. À passagem do minuto sete, na ressaca de um pontapé de livre no vértice da grande área, Talocha ficou perto de abrir o marcador. O cruzamento do lateral saiu a milímetros do poste da baliza de Kieszek e por pouco não traiu o guardião polaco.
Os minhotos continuaram a dominar a partida e, três minutos depois, Ygor Nogueira introduziu a bola na baliza rioavista. Todavia, o lance acabou por ser invalidado, devido a posição irregular do brasileiro e o nulo permaneceu.
O Rio Ave cresceu no jogo, com a intenção de responder às diversas oportunidades dos minhotos e, ao minuto 26, Carlos Mané teve nos pés uma chance flagrante de desfazer o empate. Sávio apareceu solto de marcação no corredor esquerdo e cruzou rasteiro para o camisola 21, que não foi capaz de bater Denis.
A oportunidade desperdiçada não impediu os vilacondenses de seguirem no comando do jogo. À passagem do minuto 38, após uma bola parada estudada, Gelson Dala surgiu, com espaço, na grande área, porém, a bola acabou nas mãos do guardião gilista. O resultado não se alterou até ao final da primeira parte e as equipas regressaram aos balneários com o 0-0 no placard.
No início do segundo tempo, os barcelenses criaram perigo logo nos primeiros segundos. Kanya Fujimoto rematou rasteiro da entrada da grande área, mas o pontapé do nipónico saiu desenquadrado com a baliza. O Rio Ave respondeu, ao minuto 63, por intermédio de Francisco Geraldes. O remate potente do médio, de fora da área, encaminhava-se para o ângulo superior da baliza do Gil Vicente, porém, Denis mostrou-se intransponível e negou o golo.
A entrada de Guga Rodrigues no decorrer da partida permitiu ao Rio Ave controlar o meio-campo e, consequentemente, o jogo. Nessa senda, os vilacondenses obrigaram Denis a intervir novamente, desta vez, a um remate de Carlos Mané, ao minuto 68.
Apesar do encontro estar sob domínio rioavista, foram os minhotos a abrir o marcador. Borevkovic cometeu grande penalidade sobre Pedrinho, Filipe Agusto acabou expulso devido a protestos e, na cobrança, Talocha carimbou o 0-1.
Em vantagem no marcador e com mais um elemento em campo, o Gil Vicente mostrou-se sempre confortável a controlar as investidas dos vilacondenses. Quando tudo se encaminhava para o apito final de Hélder Malheiro, os barcelenses dilataram a diferença no resultado. Samuel Lino, isolado diante de Kieszek, não vacilou e carimbou o triunfo dos minhotos, por 0-2.
Com esta vitória, o Gil Vicente ascende quatro posições na tabela classificativa e ocupa agora a nona posição do campeonato. Os barcelenses voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 11, na receção ao Moreirense, a contar para a jornada 26 da Liga NOS.
Recorde ainda: SC Braga perde frente ao SL Benfica e cai para quarto lugar