Bracarenses mostraram-se superiores e asseguraram a manutenção na I Divisão.
O Pavilhão Municipal de Famalicão assistiu, este sábado, ao dérbi minhoto entre o Famalicense e o HC Braga. Em jogo a contar para a 26.ª e última jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, os bracarenses venceram por 3 – 7.
O Famalicense e o HC Braga entraram intensos na partida e ambos os emblemas mostraram, desde cedo, uma forte vontade de marcar e assegurar a manutenção. Com o decorrer dos minutos, o Famalicense conseguiu superiorizar-se e mostrou um ataque mais ativo.
A partida prosseguiu rápida, mas pouco eficaz, com as duas equipas minhotas a falhar várias oportunidades. No entanto, aos dez minutos, o HC Braga conseguiu, mesmo, marcar o golo inaugural da partida, por Diogo Seixas.
Depois do golo marcado, os bracarenses mostraram-se mais confiantes e pressionaram alto a equipa de Famalicão. Contudo, a equipa visitante mostrou pouca eficácia e o Famalicense aproveitou. Aos 14 minutos, Pedro Mendes marcou e estabeleceu o 1-1 no marcador.
A resposta do HC Braga foi rápida e a igualdade no placard não durou muito tempo. Um minuto após o golo do Famalicense, Miguel Moura marcou e colocou os bracarenses novamente em vantagem.
A cinco minutos do intervalo, o HC Braga conseguiu, ainda, marcar e ampliar a distância face aos caseiros, através de Ângelo Fernandes e de grande penalidade. Os jogadores recolheram ao balneário com o 1-3 no marcador.
O início do segundo tempo mostrou um jogo bem disputado. A equipa famalicense entrou com vontade de marcar e, aos quatro minutos, Folhetas só teve de encostar para reduzir a desvantagem.
Mais uma vez, o HC Braga foi rápido a reagir. No minuto seguinte, Ângelo Fernandes, com uma stickada forte de livre direto, bisou e voltou a aumentar a distância face aos famalicenses. Apesar da vantagem, os bracarenses não baixaram os braços e, aos oito minutos, Pedro Delgado marcou e estabeleceu o 2-5 no marcador.
O HC Braga prosseguiu em domínio e conseguiu estabelecer o seu ritmo de jogo. No entanto, os famalicenses continuaram a insistir na procura do golo, e aos 15 minutos, conseguiram marcar o terceiro golo na partida, por intermédio de Gabi Silva.
O 3-5 no marcador durou apenas um minuto. Novamente muito rápidos na resposta, os bracarenses marcaram e reforçaram a vantagem no placard, através de Miguel Moura. A oito minutos do final, o camisola cinco fez o hat-trick, de livre direto, e fixou o 3-7 até ao apito final.
Com este resultado, o HC Braga segura a décima posição na tabela classificativa com 26 pontos. Por sua vez, o Famalicense não conseguiu assegurar a manutenção e desce para a II Divisão Nacional.
Recorde ainda: OC Barcelos entra na Liga Europeia com empate frente ao CE Noia