Número um nacional tinha eliminado Brandon Nakashima na ronda anterior.
João Sousa perdeu frente ao tenista francês Arthur Rinderknech na última ronda de apuramento para o ATP 250 de Belgrado, na Sérvia. Depois de, na ronda anterior, ter vencido de forma convincente, o português foi derrotado pelos parciais de 7-5 e 6-4 e, consequentemente, falhou o acesso direto ao quadro principal da competição.
O inico do primeiro set ficou marcado por domínio partilhado entre os dois tenistas. Começou melhor o francês, que tirou o máximo proveito dos serviços. No entanto, João Sousa fez o mesmo quando chegou a sua vez de servir e conquistou 21 pontos. Todavia, o minhoto sofreu uma quebra de serviço no final do parcial e desperdiçou um break-point. Estes dois fatores foram determinantes para que Rinderknech vencesse o set.
A segunda partida começou de forma prometedora para o lado do número um nacional que dispôs de dois break-points, mas não materializou nenhum deles. Aproveitou o jogador francês que se colocou na frente por 5-1. João Sousa, por sua vez, não desistiu e colocou o resultado em 5-4. Ainda assim, na última série voltou Arthur Rinderknech ao serviço e, tal como no primeiro parcial, tirou novamente proveito desse momento de jogo e venceu o set.
Apesar da derrota, João Sousa ainda pode vir a entrar na competição, por via da desistência de Marton Fucsovics. O português vai a sorteio com mais três tenistas que venham a ser eliminados nesta fase de apuramento e só depois saberá se entra ou não no quadro principal do ATP 250 de Belgrado. Caso tal não aconteça, o minhoto viaja até Portugal para o aguardado Millennium Estoril Open.