Cónegos regressam às vitórias na Liga após quatro jogos menos positivos.

O Gil Vicente e o Moreirense encontraram-se este domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, em dérbi minhoto referente à 26,ª jornada da Liga NOS. O resultado final foi de 1-2 favorável aos visitantes.

O primeiro tempo da partida ficou essencialmente marcado por ineficácia da turma da casa e pragmatismo dos visitantes. O Gil Vicente entrou forte na partida e, logo aos dois minutos, Lourency apareceu em posição vantajosa, mas demorou muito no momento de definição e permitiu a interceção de Steven Vitória. Dez minutos mais tarde, na sequência de um pontapé de canto, Pedro Marques desviou de recurso com a coxa e a bola passou perto da trave visitante. No minuto seguinte, Steven Vitória foi novamente decisivo e intercetou um passe de Claude Gonçalves que isolaria Kanya Fujimoto.

Quem chegou ao golo primeiro foi a formação de Moreira de Cónegos. À passagem do minuto 19, Ygor Nogueira carregou Rafael Martins na área e foi o avançado quem assumiu a marcação do castigo máximo. Denis, guardião dos barcelenses, ainda adivinhou o lado, mas não susteve o forte remate do atacante brasileiro. A resposta dos gilistas não demorou, e, cinco minutos depois, Pedrinho quase fez um golo. Na cobrança de um livre direto a uns bons 30 metros da baliza, o jogador da casa atirou com estrondo à trave da baliza guardada por Mateus Pasinato.

Até final da primeira parte, os gilistas mantiveram-se melhor e criaram mais duas oportunidades, ambas por intermédio de Pedro Marques. Primeiro, aos 36 minutos, o atacante português finalizou à meia-volta e ao lado após cruzamento de Joel Pereira e, já perto do intervalo, surgiu em excelente posição no enfiamento da área, ainda assim, atirou novamente para fora. Em suma, nos primeiros 45 minutos os gilistas tiveram mais bola, mais iniciativa e mais oportunidades, mas os cónegos foram os únicos que faturaram e foram para as cabines em vantagem.

No segundo tempo, com apenas dois minutos corridos, o Gil Vicente fez o que não conseguiu em toda a primeira parte, o golo. Após um bom passe em profundidade de Joel Pereira, Pedro Marques surgiu cara-a-cara com Mateus Pasinato e, à segunda, atirou para o fundo da baliza forasteira. Dois minutos depois, o jovem atacante apareceu novamente isolado, todavia, o árbitro assistente levantou a bandeirola.

O golo dos gilistas despertou o Moreirense, que se espevitou um pouco mais na partida e ganhou mais equilíbrio. O jogo estava aparentemente encaixado, até que, aos 72 minutos, aconteceu um lance inusitado. Após cruzamento oriundo do lado direito do ataque visitante, Ygor Nogueira atirou para a própria baliza, quando estava livre de pressão. Com este tento, voltou a tendência do primeiro tempo. A turma de Vasco Seabra baixou no terreno, enquanto os pupilos de Ricardo Soares assumiram a iniciativa do jogo à procura do golo do empate.

Aos 82 minutos, Ygor Nogueira, numa tentativa de redenção, cabeceou por cima na sequência de um pontapé de canto. No minuto seguinte, Antoine Leautey apareceu em boa posição e atirou para intervenção atenta de Pasinato. No entanto, a derradeira oportunidade para os barcelenses surgiu ao minuto 90, quando Samuel Lino fez tudo bem mas atirou para fora em ótima posição.

Com esta vitória, o Moreirense chega aos 34 pontos que deixam a equipa minhota provisoriamente no sétimo lugar da tabela classificativa. Já o Gil Vicente interrompe a sua série de três vitórias consecutivas e soma neste momento 28 pontos. As formações minhotas jogam ambas no próximo sábado. Os cónegos recebem o CD Tondela e os barcelenses entram em campo no Estádio da Luz para defrontar o SL Benfica.

Recorde ainda: Vitória SC perde frente ao Portimonense e sofre quinta derrota consecutiva