O estágio é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e destina-se a jovens naturais do Concelho e/ou com pré-formação universitária nesse local.
As candidaturas para a terceira edição da JOF (Jovem Orquestra de Famalicão) encontram-se abertas. O estágio de orquestra de curta duração decorrerá de 30 de agosto a 5 de setembro, e tem disponíveis 79 vagas para instrumentistas de corda, sopro e percussão.
A direção artística da edição deste ano da JOF encontra-se ao encargo do maestro José Eduardo Gomes, vencedor do primeiro prémio do European Union Conducting Competition. A iniciativa irá contar também com a presença do pianista Nuno Marques, que dirige o Porto Pianofest- Festival Internacional de Música do Porto, e que se encontra atualmente em Nova Iorque, onde faz a sua carreira. O diretor artístico do Prémio e Festival Jovens Músicos, o compositor Luís Tinoco, é ainda outro convidado nesta terceira edição.
O estágio vai integrar ensaios de orquestra na Casa das Artes de Famalicão e três concertos a decorrer no dia 3 de setembro neste espaço cultural , e nos dias 4 e 5 do mesmo mês, com local a definir.
As 79 vagas disponíveis assentam em instrumentos de cordas, que são 26 violinos, dez violas, oito violoncelos e seis contrabaixos. Nos instrumentos de sopro existem vagas para três flautas, três oboés, três clarinetes, três fagotes, cinco trompas, três trompetes, dois trombones tenor, um trombone baixo, uma tuba e uma harpa. Por fim há ainda espaço para quatro instrumentos de percussão.
A Jovem Orquestra de Famalicão tem também a colaboração de um Conselho Consultivo onde se encontram representados elementos das direções do Centro de Cultura Musical, da ArtEduca- Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e da ARTAVE- Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
Para quem quiser participar, as inscrições podem ser realizadas no site do município, local onde se encontra também o regulamento da iniciativa. Os candidatos também poderão obter um prémio de participação até aos 550 euros.