Ana Maria Magalhães completa 75 anos esta quarta-feira, dia 14 de abril. A escritora portuguesa é responsável por proporcionar diversas aventuras a uma geração inteira de jovens portugueses.

Natural de Lisboa, a escritora relata uma infância feliz. O seu percurso profissional ficou marcado pelo ensino. A escritora é licenciada em filosofia pela faculdade de letras da universidade de Lisboa.

Foi em 1969, em Moçambique, iniciou a sua carreira de docente no ensino de História de Portugal. Contudo, foi em 1979, na Escola Básica Fernando Pessoa que a sua vida profissional deu uma reviravolta. Nesse ano conheceu Isabel Alçada, ambas lecionavam português nessa escola. Em 1982, as duas professoras lançaram Uma Aventura na Cidade.

Jorge Amaral, Global Imagens

Uma Aventura fez imenso sucesso e depressa se tornou numa coleção que atualmente conta com 61 livros. A coleção juvenil teve ainda direito a uma adaptação para série televisiva. Com Isabel Alçada lançou ainda outras coleções como Viagens no Tempo (1985 – 2012) e Asa Delta (1987-1991).

A coautoria com Isabel Alçada sempre foi uma constante na vida da escritora e, em 2019, lançaram uma bibliografia de Sophia de Mello Breyner Andresen intitulada Quem era Sophia?. Apesar do sucesso literário manteve sempre um papel muito ativo no ensino, tendo participado, por exemplo, na Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991.

A escritora desempenhou um estudo sobre os jovens e a leitura a pedido do instituto de inovação educacional. Já na EXPO 98 foi responsável por coordenar o jornal do Gil e, em 1997, integrou o gabinete do Ministério da Educação.

Recentemente Ana Maria Magalhães aceitou a proposta da Imprensa Nacional e. em coautoria com Isabel Alçada. vai lançar um livro acerca da igualdade de género. As escritoras partiram da premissa de uma rapariga que pretende integrar a força aérea.