Katherine Langford completa 25 anos esta quinta-feira, dia 29 de abril. Reconhecida pelo seu papel como Hannah Baker na série Por Treze Razões (2017-2020), a atriz australiana é uma das mais ilustres artistas das novas gerações.

Nasceu em Perth, na Austrália, e é filha de Elizabeth e Stephen Langford, ambos médicos. A atriz é irmã mais velha de Josephine Langford, também atriz e conhecida por interpretar Tessa nos filmes After (2019) e After – Depois da Verdade (2020). Tanto Katherine como a irmã, Josephine, são alvo de teorias da conspiração no mundo do cinema, pela má relação, pelo distanciamento e pelo facto de nunca terem aparecido juntas.

Katherine começou, em 2005, a ter aulas de voz e, antes de estudar na Perth Modern School, estudou em duas escolas privadas. Primeiramente, a atriz interessou-se por medicina, política e teatro musical. Porém, num concerto da Lady Gaga, ficou inspirada para aprender a tocar piano e desistiu do clube de natação. Na Perth Modern School, a atriz entrou para o clube de teatro, começou a escrever músicas no piano e tornou-se numa nadadora nacionalmente classificada.

Formou-se em 2014 e, logo de seguida, começou a estudar Teatro Musical na Principal Academy of Dance & Theatre, onde participou numa produção Godspell. Em 2015, aos 19 anos, Katherine foi uma das cinco selecionadas para integrar o Instituto Nacional de Artes Dramáticas (NIDA). Contudo, apesar do seu interesse em continuar os estudos na área das artes do teatro, a atriz decidiu procurar projetos profissionais.

Mesmo tendo aparecido em algumas curtas-metragens e filmes independentes pequenos, Katherine só teve o seu grande papel em 2017 na série Por Treze Razões (2017-2020). Interpretava a personagem de Hannah Baker, uma adolescente que sofreu vários abusos a nível psicológico e físico, o que a levou a gravar treze cacetes a explicar o motivo do seu suicídio. Para este papel, Langford falou com um dos representantes da campanha de consciencialização de agressão sexual, It’s On Us, e com um psiquiatra especialista em adolescentes.

Em 2018, participou nos filmes The Misguided e Com Amor, Simon. Foi, em 2019, selecionada para atuar no filme Vingadores: Endgame, todavia, a cena na qual participava foi apagada. No mesmo ano, interpretou a personagem de Megan Thrombey, mais conhecida por Meg, no filme Knives Out: Todos São Suspeitos. Adicionalmente, participou na obra cinematográfica de fantasia e ficção científica, Spontaneous (2020), dirigido por Brian Duffield.

Katherine é a protagonista da série Cursed (2020-), onde interpreta a personagem de Nimue, a Dama do Lago. A série é baseada na novela escrita por Frank Miller e Tom Wheeler, com o mesmo nome. Tanto a novela como a série inspiram-se nas lendas e histórias do Rei Artur e da espada Excalibur. Na produção da Netflix, a atriz atua ao lado de Devon Terrell, Gustaf Skarsgård e Daniel Sharman.

Langford foi nomeada para dois prémios: Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática e Satellite Awards: Melhor Atriz em Série Dramática, em 2018. As nomeações surgiram pela sua atuação na série Por Treze Razões, porém, não venceu nenhum.

A atriz, apesar de poucas, entrou em grandes produções, o que lhe deu um enorme reconhecimento e a fez ultrapassar os dezoito milhões de seguidores no Instagram. Com um enorme talento e uma vasta influência, Katherine apresenta ter um enorme futuro no mundo cinematográfico.