Foram selecionadas 11 propostas das áreas de Artes Performativas, Artes Visuais, Literatura, Fotografia, Artesanato e Audiovisual.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a listagem de Vencedores do Concurso Projetos Culturais 2021. O executivo municipal vai distribuir uma verba de 75 mil euros pelas 11 propostas vencedoras.

O concurso pretende apoiar artistas vianenses, através do lançamento de um fundo de apoio à concretização de projetos culturais. Candidataram-se ao apoio 45 projetos, divididos pelas áreas de Artes Performativas (17), Artes Visuais (11), Literatura (dois), Fotografia (cinco), Artesanato (dois) e Audiovisual (oito). A forte adesão levou a um reforço da verba inicialmente prevista.

Os projetos selecionados irão proporcionar aos artistas uma oportunidade de lançar um projeto próprio. Ao mesmo tempo, os vencedores vão estar a contribuir para o desenvolvimento social e económico de Viana do Castelo.

Entre os 11 vencedores do concurso estão Paulo Areias, com o concerto de Orquestra ao ar livre em Santa Luzia, e Élio Moreira, com “Abraço de Coração”, uma instalação interativa de Coração de Viana. Destaca-se ainda João Pastor, com “A Estatuária e a Escultura em Viana do Castelo”, uma exposição temática.

Confira a lista completa de projetos selecionados:

» Paulo Areias – Concerto de Orquestra ao ar livre em Santa Luzia
» Élio Moreira – Abraço de Coração – instalação interativa de Coração de Viana
» AEM – Dance Academy – Princesa do Lima, 3 episódios em que a dança dará vida a locais emblemáticos da cidade
» Fox Pro e Mediaviv – Respira OPEN AIR – DJ’s de Viana do Castelo farão atuações em locais icónicos, que serão transmitidas em plataformas digitais
» Carla Castilho – As viagens de Olívia, artesanato contemporâneo
» José Luís Lima Silva – Cartografonia, performance musical no património cultural vianense
» José Pastor – A Estatuária e a Escultura em Viana do Castelo, exposição temática
» Telmo Roriz e Cláudia Sá Lima – Maria e Manel, Coleção cerâmica contemporânea
» Eva Vieira – Com Textos, Audio Book
» Luísa Moreira Monteiro – DARIK, mural em zona degradada
» Pedro Becken Filipe – Plein Air Comunitário