A programação da edição deste ano ainda vai ser anunciada, contando sempre com a validade das autoridades de saúde.

Depois de uma edição 2020 marcada pelo digital, devido à pandemia de Covid-19, as festas do São João de Braga poderão regressar parcialmente às ruas da cidade. De acordo com o comunicado da organização, a celebração vai decorrer entre 18 e 24 de junho, com uma componente digital reforçada, mas com a possibilidade de realização de várias atividades presenciais.

“O ano de 2021, mais uma vez e por cautela, porque o combate continua contra esta pandemia que aflige todo o mundo, terá um formato digital, à semalhança do ano 2020”, revela o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Firmino Marques, na mensagem publicada no Facebook da organização da celebração. Do mesmo modo, é salvaguardado que a edição deste ano “chegará a todos aqueles que veneram e gostam das Festas Populares do São João de Braga sob a forma digital, homenagiando também o nosso movimento associativo, cultural e todos os artistas que colaboram com esta festa maior”.

No entanto, Firmino Marques anuncia novidades em relação à edição anterior, que se viveu na totalidade em modo online. “Este ano acautelando também a saúde de cada um e a saúde de todos, diz-nos a prudência que se poderá abrir um pouco a porta no sentido de, para além do digital, podermos oferecer algumas atividades no formato presencial que a seu tempo será anunciado”, adianta.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, desafia os bracarenses a “acompanhar as múltiplas realizações que estão preparadas para usufruirem ao longo do final do mês de junho”. O edil convida todos ainda para “viverem intensamente e participarem na medida do possível nas Festas de São João 2021”, com um sentimento de expectativa de que “o ano que vem seja o ano do regresso, o ano do São João em pleno, como todos o conhecemos”.

As festas sanjoaninas do Município de Braga poderão então contar com uma vertente presencial já este ano, com atividades ainda a ser anunciadas. Todo o programa, como sublinha presidente da Associação de Festas de São João de Braga, “terá sempre a validade das autoridades de saúde e da proteção civil da nossa cidade, da nossa região e do nosso país”.