A vitória minhota foi impulsionada por Tyler Seibring e Jaron Hopkins, o protagonista desta época dos vimaranenses.

O Vitória SC recebeu, este sábado, a equipa do Académica AAC, para um encontro a contar para a 25.ª jornada da LPB Placard. A formação minhota venceu a partida, por 80-72 e foi superior tanto ofensivamente como defensivamente ao longo dos quatro períodos.

A marca do primeiro período do jogo foi a falta de eficácia e de cuidado com a bola de ambas as formações. Do lado do Vitória SC, Jaron Hopkins foi novamente o protagonista, algo que começa a ser recorrente nesta temporada para os minhotos. O americano marcou os primeiros oito pontos da partida para a formação de Guimarães e deu a vantagem cedo aos vitorianos.

Apesar do sucesso individual de Hopkins, tanto os visitantes como os hóspedes tiveram várias perdas de bolas, em certas ocasiões, até sucessivamente. Isto levou a que grande parte dos pontos do primeiro tempo do jogo tenham sido marcados em contra-ataque e não em set de meio-campo. A formação de Coimbra ganhou ritmo já tarde, no primeiro período, mas fechou o quarto a vencer por 14-16.

O segundo período viu um jogo mais calmo e organizado de ambas as equipas. A mudança de ritmo ofensivo permitiu à equipa da casa explorar tanto as vantagens individuais existentes como o plano tático dos minhotos. Tyler Seibring foi o grande fator deste segundo tempo. O americano foi eficaz da linha de triplo e agressivo a atacar o cesto. Os minhotos fecharam a primeira parte do jogo a vencer por 38-36, impulsionados por Hopkins e Seibring.

As duas formações saíram do intervalo com os mesmos problemas que se viram no início do encontro. A falta de eficácia no lançamento de triplo de ambos os lados foi o que marcou o terceiro período, com a maior parte dos pontos marcados vindos do garrafão e da linha de lance livre. A equipa da Académica AAC não conseguiu encontrar sucesso no set de meio-campo frente à defensiva minhota, nem conseguiu manter Ricardo Monteiro longe dos ressaltos ofensivos, o que levou a uma desvantagem no marcador de 56-50 para os visitantes.

A superioridade defensiva do Vitória SC e a organização ofensiva dos minhotos acentuaram-se no último período do jogo. A formação da Académica AAC não conseguiu encontrar o ritmo ofensivo necessário para dar a volta ao resultado e pautou-se por um jogo descuidado e desorganizado. A vantagem dos minhotos era já significativa nos últimos minutos de jogo e a equipa da casa limitou-se a gerir essa vantagem para fechar o encontro. A turma de Guimarães venceu a partida por 80-72.

A turma de Carlos Fechas permanece em oitavo lugar com esta vitória. No dia 17 de abril, o Vitória SC vai defrontar a equipa da AD Ovarense.

Recorde ainda: Vitória SC desliza nos quartos-de-final da Taça de Portugal frente ao Sporting CP