Golos de rajada na primeira parte valeram triunfo vitoriano.
A jornada 30 da Liga NOS contou com um dérbi minhoto entre Vitória SC e Moreirense, esta sexta-feira. Na luta pelo sexto lugar da classificação, foram os vimaranenses a levar a melhor e a aumentar a distância para os axadrezados.
A equipa vitoriana começou por cima e esteve perto do primeiro golo aos dois minutos. Sacko subiu pelo flanco direito e cruzou para a área, onde Estupiñan obrigou o guardião Pasinato a aplicar-se. Ao minuto oito, os papéis inverteram-se e foi o avançado colombiano a assistir o lateral, que em posição privilegiada atirou por cima da meta. A formação cónega conseguiu abrandar o ímpeto caseiro até ao minuto 22, quando Estupiñan voltou a ameaçar o golo inaugural. O jogador vimaranense antecipou-se à saída do guarda-redes contrário, mas Abdoulaye evitou o tento dos conquistadores.
O conjunto comandado por Bino Maçães mostrou-se mais perigoso e chegou ao golo aos 27 minutos. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Rochinha, o jovem André Amaro finalizou de cabeça na zona de penalti e abriu o placar no Estádio Dom Afonso Henriques. A equipa de Moreira de Cónegos tentou reagir à desvantagem, mas apenas três minutos depois do primeiro golo, André Almeida rematou de muito longe e colocou o resultado em 2-0. Os visitados continuaram a criar dificuldades ao setor mais recuado dos axadrezados e a dois minutos do descanso valeu Pasinato a evitar que o tiro livre de Pepelu colocasse a sua equipa a perder por três golos ao intervalo.
O Moreirense FC entrou para a etapa complementar da partida a tentar o golo que relançava a partida. Logo ao minuto 47, Rafael Martins apareceu frente a Bruno Varela, mas o guarda-redes luso travou a tentativa do avançado brasileiro. Na segunda metade, os lances perigosos foram escassos para ambos os lados. Contudo, a turma comandada por Vasco Seabra voltou a estar perto de encurtar a desvantagem ao minuto 83. Ferraresi apareceu sozinho ao segundo poste da baliza dos visitados, mas Bruno Varela voltou a dizer “presente” e segurou o 2-0.
Até ao final da partida, o conjunto da cidade-berço baixou o ritmo e organizou-se defensivamente para controlar as investidas dos visitantes. Os forasteiros não foram capazes de furar a teia defensiva dos vitorianos e só voltaram a estar perto de reduzir no tempo de compensação. Rafael Martins recebeu à entrada da área e rematou a rasar o poste da baliza dos conquistadores. Desta forma, o apito de Vítor Ferreiro ditou o 2-0 final, favorável aos vimaranenses.
Com este resultado, o Vitória SC reforça a sexta posição, com 41 pontos, ao passo que o Moreirense FC perde terreno para os rivais minhotos e mantêm o oitavo lugar, com 36 pontos. Na próxima jornada, os cónegos recebem o CD Nacional, às 15h da próxima quinta feira, dia 6 e às 20h30 do mesmo dia, os vitorianos vão medir forças com o SC Farense, no Algarve.
Recorde ainda: SC Braga perde nas ilhas frente ao Marítimo