Bracarenses não venciam há cinco jogos
O ABC/UMinho regressou esta quarta-feira aos triunfos no Campeonato Placard Andebol 1. Depois de cinco desaires consecutivos, a formação minhota deu um pontapé na crise com uma vitória por 27-23 na receção à Artística de Avanca, em jogo a contar para a 25.ª jornada da competição. André José foi o melhor marcador da equipa minhota, com os mesmos sete golos do que André Sousa, o melhor marcador dos visitantes e segundo classificado na lista de artilheiros do campeonato.
A equipa treinada por Jorge Rito procurava vingar a derrota da primeira volta (26-22) e ao mesmo tempo colocar um ponto final numa série de resultados negativos que perdurou no último mês. Contudo, a entrada do ABC/UMinho na quadra não podia ter sido pior, com más – e previsíveis – decisões no ataque e também várias intervenções de Luís Silva, guarda-redes adversário. Ao fim dos primeiros dez minutos, a má entrada dos bracarenses traduziu-se numa vantagem de 2-6 para os visitantes.
Os anfitriões foram capazes de montar a recuperação aos poucos, mas a Artística de Avanca foi capaz de manter sempre uma distância de pelo menos dois golos. Ainda assim, o ABC/UMinho conseguiu encurtar a diferença para a margem mínima (13-14) na reta final da primeira parte e dispôs de um último livre em cima da buzina para empatar, mas Predrag Rodic acertou na densa barreira adversária.
No regresso dos balneários, a equipa minhota mostrou maior energia no ataque e acima de tudo uma defesa mais agressiva na zona dos seis metros. As mudanças no comportamento em quadra surtiram efeito e o Académico passou para a frente do marcador pela primeira vez nos primeiros minutos do segundo tempo.
A partir do momento em que assumiu a liderança, o ABC/UMinho não voltou a deixar fugir o jogo, nem mesmo perante a expulsão do pivô Erekle Arsenashvili. A Artística de Avanca conseguiu manter-se sempre perto no marcador, mas os últimos instantes foram fatais para os forasteiros. André Rei, a partir da ponta direita, colocou a diferença em dois golos com muito pouco tempo para jogar e a equipa visitante, pressionada pelo relógio, cometeu sucessivos erros que foram aproveitados pelos bracarenses para dilatar a vantagem em transições rápidas.
O regresso às vitórias, e logo frente a um adversário direto, significa a subida de dois lugares na tabela classificativa para o ABC/UMinho. A formação de Braga subiu do décimo para o oitavo lugar, com os mesmos 44 pontos do Vitória FC, nono classificado, e mais um ponto do que o adversário desta noite. Os minhotos, que têm ainda um encontro em atraso, voltam a jogar no sábado. Na 26.ª jornada, o conjunto treinado por Jorge Rito visita o Póvoa AC.
Recorde ainda: ABC/UMinho perde frente ao Maia/ISMAI com um golo ao cair do pano