As I Jornadas de Comunicação de Ciência ocorreram este sábado, dia 8 de maio, em formato online.

Pela primeira vez, a Universidade do Minho realizou as Jornadas do Mestrado de Comunicação de Ciência da Universidade do Minho. O evento tinha como mote “Haja (cons)Ciência”.

“Stand-up SciCom” foi um dos painéis das Jornadas de Comunicação de Ciência. Os convidados foram Inês Saavedra, Nuno Peres e Alexandre Aibéo. A moderação ficou a cargo de Alexandra Nobre.

Comunicar Ciência é um desafio e são várias as motivações que levam a que os convidados trabalhem na área. No entanto, há uma dificuldade em comunicar o tema com a maioria do público. Quanto à forma de comunicar o tema, os três convidados acreditam que o espaço público é a melhor forma de comunicar ciência. Um local onde haja circulação de pessoas é fundamental para o conhecimento, explicam.

Nuno Peres fala ainda da importância dos livros para que cada público saiba aquilo que lhe interessa. Para Ines Saavedra, a ideia de espaço público é algo favorável ao tema, porém crê que há uma  necessidade de pensar o público para o qual gostariam de se dirigir. Alexandre Aibéo chamou ainda a atenção para a questão de não confundir a Comunicação de Ciência com entretenimento.

De recordar que as I Jornadas de Comunicação de Ciência pretendiam mostrar a área a partir de quem a pratica, refletindo a comunicação de ciência em pandemia, como envolver o público ou divulgar em modo stand up e abordando ainda os gabinetes de comunicação.