Meu Pé de Laranja Lima conta-nos a história de Zezé, uma criança ternurenta, mas que está sempre envolvida em travessuras. Carismático e aventureiro, é no pé de laranja lima do seu quintal que encontra refúgio nas horais mais difíceis. Em Meu Pé de Laranja Lima aprendemos que quando amamos muito, o nosso coração é infinito.

Zezé tem 6 anos e vem de uma família pobre. O menino destaca-se pela perspicácia com que analisa os fenómenos do dia a dia e a ternura com que lida com as situações. O livro tem como pano de fundo uma pequena vila brasileira, onde Zezé frequenta a escola. O seu melhor amigo é o “portuga”, um senhor com quem Zezé passa muito tempo.

DR

A peculiaridade desta história é que a criança conta com uma árvore que é sua conselheira e amiga. Esta árvore, um pé de laranja lima, com Zezé e ouve todos os seus desabafos. Como o protagonista vem de uma família numerosa e recebe pouca atenção em casa, envolve-se com frequência em sarilhos e aventuras. É frequente Zezé fazer desabados nos quais revela que leva muitos castigos físicos da família, pelas travessuras que faz, mas que a dor maior nunca é a física, mas sim a do coração.

Meu pé de Laranja Lima é repleto de poesia em cada palavra e conquista o leitor do início ao fim. É impossível ficar indiferente a esta ternurenta história em qualquer idade. O livro ajuda o leitor a refletir acerca do problema da pobreza sistémica. No fundo, é um retrato da resiliência das crianças que vivem nestas condições que são obrigadas a crescerem demasiado cedo. Com a amizade de Zezé com o Portuga podemos refletir acerca da amizade com base nas diferenças culturais que é retratada de forma simples e pura neste livro. Uma das passagens que mais me enterneceu, foi o momento em que Zezé partilha um dos seus pertences com uma menina mais pobre da sua escola. Esta situação revela a humildade da criança que pouco tem, mas mesmo assim preocupa-se em partilha com quem ainda menos tem.

Sem dúvida que é uma leitura obrigatória para todas as crianças, mas que vai encher o coração aos mais velhos. Esta história consegue explicar conceitos complexos como o amor, a amizade e até o sofrimento por palavras simples. É um livro que deve ser lido várias vezes para ser apreciado e quantas mais vezes lemos, mais nos apaixonamos pela sua mensagem.