O presidente do município revelou que os números da incidência têm subido por causa da população mais jovem.
O presidente do município de Braga, Ricardo Rio, avisou esta sexta-feira que existe a possibilidade de o concelho de Braga voltar atrás no desconfinamento devido a uma incidência “perto dos 90 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes”. No encerramento das Jornadas da Comissão de Assuntos Sociais e Económicos da Assembleia Municipal, o autarca revelou que a semana passada “foi uma semana de bastantes más notícias”.
“Queria destacar que estes casos estão disseminados na comunidade, mas têm um foco particular na população mais jovem, e está muitas vezes associado a uma conduta menos responsável e rigorosa em acatar as regras, e isso leva a comportamentos que levam a este tipo de situações”, adverte o autarca. Lembrando que a incidência de 90 casos contribui para que o concelho caminhe “a passos largos para atingir o primeiro limiar da fronteira das circunstâncias de alerta em termos de desconfinamento [120 casos]”, Ricardo Rio informou que o impacto ainda não é o mesmo do passado “em termos de óbitos ou internamentos”, mas que “em termos de perspetiva próxima, não é um cenário animador”.
Em relação à vacinação, Ricardo Rio informou que 33% da população do concelho já recebeu a primeira dose e 13% (cerca de 20 mil pessoas) já têm a vacinação completa.