A conversa realizou-se no âmbito do relançamento da semana LIFTOFF, da associação académica.

Com o tema Fixed Mindset Vs. Growth Mindset, a conversa ocorreu esta sexta-feira, dia 21 de maio, e foi transmitida no facebook da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Carolina Figueiras, Presidente da Braga Toastmasters, e Nuno Reis, Business Developer da Subvisual e ex-presidente da AAUM, foram os convidados.

Para a Presidente da Braga Toastmasters, a mentalidade de crescimento consiste em cada um descobrir o que lhe falta e aquilo em que cada um é bom. Só assim cada um irá descobrir a sua missão.

Quanto à mentalidade de certas empresas, de puxar pelo estudante e proporcionar o growth mindset, Carolina Figueiras defende que é fundamental que cada um saiba efetivamente aquilo quer. “Eu acho que, acima de tudo, o crescimento deve ser algo sustentado. É importante percebermos de que forma a empresa para onde vamos é capaz de puxar por nós e pelo melhor de nós e desenvolver essa mentalidade connosco”, sublinha.

No mercado de trabalho nem sempre os valores da empresa se alinham com os valores do trabalhador. No entanto, é algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo. A empresa pode trabalhar para garantir a individualidade da pessoa, mas também trabalhar com ela para que cresça de acordo com os valores da empresa.

Catarina Figueiras afirma ainda: “Termos a noção do que não queremos acaba por ser um bocadinho mais importante do que aquilo que queremos”. O trabalho conjunto entre as pessoas e a empresa é fundamental para “ter objetivos e perceber como atingi-los”. Desta forma, consegue-se “fomentar a mentalidade de crescimento”, remata a jovem.