Depois de mais de quatro meses sem concertos, o CAUM regressou aos palcos. Entre os convidados estavam coros do Porto, Bélgica e Japão.

A 15º Edição do Encontro de Coros Universitários (ECU) aconteceu esta sexta-feira, dia 14, no Salão Medieval da Universidade do Minho. O concerto organizado pelo Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM)  contou com a presença digital do Coral do ICBAS, sediado no Porto, e de coros internacionais. Entre estes encontram-se o Leuvens Universitair Koor (LUK), da Bélgica e o Safro Family, do Japão.

O espetáculo iniciou com o tema “An Irish Blessing For You” de James E. Moore. Jr. nas vozes do CAUM. Pelo meio ouviu-se um dos maiores sucessos do coro, “Passou Por Mim e Sorriu”, dos Deolinda, com arranjo do maestro Rui Paulo Teixeira. O concerto terminou com emocionante “A Gente Vai Continuar” de Jorge Palma.

No que diz respeito às atuações dos coros convidados, o LUK abriu o set com a obra clássica “Statuit ei Dominus” de Jules Van Nuffel, conduzindo ao climax dramático de uma peça de ballet. Já os Safro Family, que são muito influenciados por gospel e música africana, escolheram apresentar uma versão reformada de “Joyful Joyful” de Mark Hall e Bernie Herms. O Coral do ICBAS trouxe o clássico “Hallelujah” de Leonard Cohen, para se despedir do público.

Todos os cuidados foram tomados para que o evento decorresse sem problemas. Houve medição de temperatura à entrada, distanciamento entre lugares, desinfeção de mãos e entradas e saídas organizadas, de forma a evitar ajuntamentos. A sala estava cheia, mas ainda houve lugar para um convidado inesperado: um morcego que, por duas vezes, marcou presença ao esvoaçar por cima do público.