Cultura de cancelamento, redes sociais e discursos de ódio são os temas da próxima conversa.
Esta quarta-feira, dia 5 de maio, pelas 16 horas, vai realizar-se mais um seminário MILObs, desta vez organizado em parceria com o Communitas e com os alunos do terceiro ano da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. O evento, que vai ter como temática a Cultura de Cancelamento nas redes sociais, pode ser visto através do direto no Facebook da MILObs ou via Zoom, para os que querem participar na conversa.
A sessão está integrada na semana “7 Dias com os Media” e tem como tema a Cultura de Cancelamento, as redes sociais e os discursos de ódio, escolhido pelos próprios alunos da licenciatura. “É um tema muito pertinente para ser debatido porque tem a ver com este valor fundamental que é a liberdade de expressão”, afirma Sara Pereira, docente na Universidade do Minho, em entrevista ao ComUM. José Duque, estudante de Ciências da Comunicação e orador no debate, refere ainda a falta de reflexão, equilíbrio, moderação e ponderação que existe face a estes temas “de uma enorme atualidade”.
Ver esta publicação no Instagram
O objetivo do debate passa por fazer refletir, sensibilizar e alertar para o fenómeno da cultura do cancelamento e discursos de ódio, que acontece nas redes sociais. “Cada um de nós pode ser um agente contradiscurso de ódio”, acredita Sara Pereira. “Como jovens, lidamos com este fenómeno regularmente, e, portanto, também nos compete a nós intervir e repensar algumas coisas na nossa vida”, acrescenta ainda o aluno.
O seminário conta com as intervenções do escritor Pedro Mexia, da investigadora do ICNOVA Dora Santos Silva, e dos estudantes de Ciências da Comunicação da UMinho Sofia Magalhães e José Duque. A abrir a conversa vão estar a docente Sara Pereira e a aluna Margarida Alves, que vão apresentar alguns casos recentes ligados ao cancelamento nas redes sociais e o debate segue a partir daí. Manuel Pinto, investigador do Centro de Estudos de Comunicação Social (CECS) vai estar a moderar a discussão.